terça-feira, 20 de maio de 2014

LIVRO "CULPABILIDADE JURÍDICO-PENAL"

Livro “Culpabilidade Jurídico-Penal” é lançado nem evento no Cariri

Publicado em 20/05/2014 - 9:39 por  | Comentar
CategoriasPolítica
  •  
  •  
  •  Enviar para o Kindle
10363795_10152246383889055_5149220814644485170_n
Com apresentação do advogado Waldir Xavier, Diretor da Associação dos Advogados do Ceará (AACE), foi lançado o livro Culpabilidade Jurídico-Penal: sob a perspectiva da fenomenologia existencial, de autoria do advogado e professor Reno Feitosa Gondim, dentro da programação do I Encontro dos Advogados do Sertão que se encerrou no último final de semana.
Para Waldir Xavier (esq.), o lançamento do livro do professor Reno Feitosa representou uma vitória para estudiosos da ciência jurídica penal, com a aplicação da filosofia sobre temas naturalmente voltados a ciência penal. “Nesse Congresso, viu-se um velho sertanejo, sem vaidades, mas com muito amor próprio, cuja dedicação nos trouxe quatro livros sobre essa matéria, sobre o exercício e a aplicabilidade da filosofia pura e da filosofia do direito, sobre as questões relativas a ciência penal. O livro apresentado, diz respeito a culpabilidade jurídico-penal sob uma perspectiva fenomenológica do existencialismo. Portanto, esse é o contexto onde se questiona a formação do próprio direito, as correntes filosóficos e teológicas que influenciaram o exame do direito em si e desse paralelo entre a filosofia do direito e a ciência penal”, conta.
Reno Feitosa Gondim (centro) ressaltou, durante o encontro, na presença do advogado Valdetário Monteiro (dir.), presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará, que “o estudo se baseia em (Rocque) Reynolds e em (Immanuel) Kant. E que observa, além de Santo Agostinho, outros autores que apontam a Escolástica, “onde se origina a culpa do pecado”. E, como numa sala de aula, explicou que “a secularização transformou pecado em crime, transformou expiação em pena”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário