segunda-feira, 9 de junho de 2014

COMO ROGÉRIO PALHANO É VISTO PELO PROFESSOR TIM


Dissertação do Professor Tim sobre a radiofonia segundo Rogério Palhano.

Dissertação radiofônica de um blogueiro novarussense sobre o radialista Rogério Palhano!
Como toda opinião é a opinião de um determinado ponto de vista, optei por descrever na blogosfera uma dissertação sobre o polêmico radialista Rogério Palhano, atual apresentador do Jornal A Notícia [ex-Centro Oeste Notícias], das 11 da manhã ao meio dia na Rádio Poty de Crateús.
Antes de dissertar sobre o radialista Rogério Palhano, o principal apresentador-âncora, é bom informar  aos ouvintes do referido programa de rádio.
O Jornal A Notícia [ex-Centro Oeste Notícias], antes realizado no estúdio B da Poty em Nova Russas, agora está sendo apresentado ao vivo diretamente dos estúdios da Rádio Poty (Supervale), na cidade de Crateús, desde a entrevista exclusiva com o atual vice prefeito de Nova Russas, Sérgio Brito.
Lembrando ainda que o Jornal A Notícia, sob comando do radialista Rogério Palhano, de Paulo Henrique e de Eduardo Santos, é uma produção radiofônica independente da Voz Ativa Comunicação -empresa de comunicação de César Tavares, o 'Cesinha'.
Referido Jornal A Notícia, doa a quem doer e bateu, levou!, que tem duração de uma hora, expressa e personifica a personalidade polêmica e radical de Rogério Palhano. Jornal A Notícia é o que pensa e opina Rogério Palhano. Jornal A Notícia é a personalização de uma suposta verdade radiofônica de Rogério Palhano.
Até por seu principal quadro, 'A Mesa da Verdade', Rogério Palhano tenta vender uma idéia de que o que ele fala no Jornal A Notícia é a verdade absoluta. Doa a quem doer, Rogério Palhano seria o paladino da verdade absoluta.
Mantra radiofônico, clichê jornalístico que Rogério Palhano usa para, nas ondas do rádio,  expressar uma certa hegemonia sobre a verdade dos fatos noticiados e informados.
Ainda mais do que a verdade, Rogério Palhano disse não temer a ninguém. Querendo dizer ser um Super-Homem, iluminado de Deus e com com a verdade absoluta para redimir a Humanidade. Profeta verdadeiro do rádio.
Foi em cima de tal maniqueísmo da referida Mesa da Verdade, que o radialista Rogério Palhano foi o porta-voz da cruel, radical e desumana campanha de satanização do ex-prefeito de Nova Russas, Marcos Alberto Martins Torres.
Rogério Palhano era porta voz de um grupo de vereadores [liderado pelo vereador Denílson], de ex-prefeitos, de alguns blogueiros acacistas; cuja missão salvacionista era cassar Marcos Alberto para colocar Paulo Evangelista, o vice, em seu lugar, sob a promessa de se construir um paraíso social em Nova Russas. 
Sob a promessa vazia e mentirosa, pois se tratava de uma campanha politiqueira, de se transformar Nova Russas numa Nova Canaã. Promessa mentirosa e vazia apenas, pois Paulo Evangelista -ou Paulo Mentira- foi apenas um dos piores prefeitos de nossa história.
Tudo isso porque Rogério Palhano é adepto do princípio maquiavélico: "fins justificam os meios". 
Não importava apenas a Rogério Palhano destruir moral, familiar e eticamente Marcos Alberto. Importava mais colocar Paulo Evangelista e a oligarquia Tavares no poder. 
Poder pelo poder, sem ver a questão ética de que exige a atividade jornalística quanto aos dois lados fato informado. Princípio de que a verdade tem várias versões.
Algo que se faz muito bem no Ipu, quando Rogério Palhano se une ao grupo adversário para ajudar a destruir moralmente o prefeito que ele ajudou a eleger, como fez contra Sávio Pontes. Sempre abraça os adversários de suas agressões verbais.
Talvez o mesmo argumento que fez Rogério Palhano comandar outra grande campanha de destruição moral e política contra o vice-prefeito, Sérgio Brito, e seu filho e ex-Superintendente do SAAE, Sérgio Brito Filho. Os dois Sérgios, Pai e Filho, tiveram suas reputações praticamente destruídas pela radiofonia radical de Rogério Palhano.
Durante várias edições do Centro Oeste Notícias [hoje Jornal A Notícia], Rogério Palhano transformou a água podre vendida pelo SAAE, durante gestão Sérgio Filho na principal pauta do seu programa, além de graves acusações que fazia tanto a Sérgio Pai quanto a Sérgio Filho.
Talvez Sérgio Brito, e o próprio Sérgio Brito Filho, saibam os reais motivos de tantas críticas pesadas de Rogério Palhano no Jornal A Notícia -programa radiofônico da Voz Ativa Comunicação, empresa do jovem empresário César Tavares.
Mas tais críticas eram feitas apenas nas ausências de Sérgio Brito e de Sérgio Brito Filho dos estúdios. Quando os dois estiveram no estúdio sendo entrevistados, Rogério Palhano não fez crítica alguma. 
Se toda ausência é atrevida, tal ditado popular serve para o radialista Rogério Palhano. Quando vereadora Emília Diogo, quando o vereador Teixeira, entre outras lideranças do governo Gonçalo Diogo, Rogério Palhano ficou bem comportado. Sem repetir a virulência verbal contra os mesmos.
Dissertação poderia, em seu preâmbulo, poderia ser muito mais extensiva. 
Mas, Palhanamente, basta!
Política ipuense influencia radiofonia de Rogério Palhano...
Modo de fazer política no Ipu é um dos mais violentos do Ipu, basta ver os últimos acontecimentos políticos naquele município. Política do Ipu é quase tão violenta quanto a política do Afeganistão, com duas fações talibãs em disputa. Ou seja, no caso ipuense, as facções do ex-prefeitos Sávio, Toinha, Zezé e Torrim; contra a facção do atual prefeito Sérgio Rufino.
Rogério Palhano, por ser radialista profissional e fazer política no Ipu, sofre a influência violenta da política ipuense.
Rogério tanto foi vítima de ações violentas quanto acusado de praticar ações nada democráticas.
E é esse modo não tão democrático e violento de fazer política do Ipu, que Rogério Palhano, muitas vezes, tenta radiofonizar em Nova Russas.
Desconhecendo que a política da Nova Russas sempre foi moderada e dialógica.
Rogério tem que aprender a fazer política em Nova Russas.
Linguagem verbal de Rogério não é urbana e nem metropolitana...
Se é um radialista consagrado no improviso e na rapidez de raciocínio, Rogério Palhano peca no uso de uma linguagem arcaica e rural, muito mais benéfica para grotões e vilas rurais do Ipu.
Esse negócio de falar no Jornal A Notícia: " sentar no tamborete tomando água perto do pote de barro", entre outras expressões rurais, não servem para uma metrópole urbana como Nova Russas.  
Se continuar falando assim, Rogério Palhano, diferente como disse o velho guerreiro, não se comunica e se trumbicar.
Sem que lhe entendam!
Ibope em baixa...
Jornal A Notícia [antigo Centro Oeste Notícias], de Rogério Palhano e sua equipe, em termos de audiência não estã tão boa. O problema principal é que Rogério fala muito, as pautas são monotemáticas, entrevistadores não dizem nada.
Basta ver que, pelo número de ligações no ar, prova tudo.
Cerco midiático no Ipu...
Sem espaços em vários rádios do Ipu [Regional, Iracema, Novo Tempo etc.], e com um cerco midiático da blogosfera de blos e sites contrários; Rogério Palhano vive péssimas relações com a midia ipuense. Sem falar nas desavenças com profissionais de imprensa ligados ao próprio governo Sérgio Rufino.  
Perguntar não ofende...
No Jornal A Notícia [antigo Centro Oeste Notícias], Rogério Palhano é um radialista voluntário ou remunerado? César Tavares está com a palavra.
Perguntar não ofende...
E aí Rogério Palhano, que é o radialista Bolsa Família?
Só lembrando...
Quem quiser pagar a presente dissertação, custa apenas 20 reais.
Túnel do tempo...
Que fim levou a doutora Daniela, que sempre recusa ser entrevistada no programa do Rogério Palhano?
É o novo!
Novarussense das antigas lembrando que, desde 1985, Rogério Palhano brinca o carnaval em Nova Russas.
________________________________
Autor da Dissertação: Professor Tim é cientista político, crítico de jornalismo e ouvinte do Jornal A Notícia [que já foi Centro Oeste Notícias].

Nenhum comentário:

Postar um comentário