sexta-feira, 15 de março de 2013

IMPROBIDADE........................................


15/03/2013 17h53 - Atualizado em 15/03/2013 18h00

Ziraldo e ex-prefeito de Foz do Iguaçu 


Cartunista organizou evento na cidade paranaense no ano de 2003.
Ainda cabe recurso à decisão da Justiça Federal.

Fernando Castro e Samuel NunesDo G1 PR
Comente agora
Escritor Ziraldo é atração em Monteiro Lobato (Foto: Divulgação/TV Globo)Cartunista Ziraldo foi condenado pela Justiça Federal em
Foz (Foto: Divulgação/TV Globo)
Uma nova decisão da Justiça Federal em Foz do Iguaçu, no oeste doParaná, condenou o cartunista Ziraldo Alves Pinto por improbidade administrativa. Além dele, o ex-prefeito da cidade Paulo Mac Donald Ghisi também foi condenado a ressarcir o município em R$ 200 mil, referentes à organização de eventos culturais na cidade em 2003. Cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
Ambos foram denunciados peloMinistério Público Federal (MPF) pela realização do “Festival Internacional do Humor Gráfico das Cataratas do Iguaçu (Festhumor)” e do “Fantur - Iguassu dê uma volta por aqui”. Os eventos ocorreram através de verba pública cedida, mas sem formalização do contrato administrativo, além de majoração indevida dos custos, segundo o MPF. Ainda de acordo com a denúncia, o cartunista foi beneficiado com a contratação de uma pessoa jurídica administrada por ele.
Ao G1, Ziraldo disse que não sabe por que teve o nome envolvido no processo. "“Eu não tenho nada com isso, eu não administro nada. Tem que ver quem cuidava dos recursos”, comentou.
O advogado Francisco Zardo, do escritório que representa o cartunista, explicou que deve entrar com uma defesa nos próximos dias. Para ele, houve um equívoco ao citar Ziraldo na ação. "O Ziraldo foi convidado para participar e estabeleceu preço, como costuma fazer. E ele prestou o serviço na íntegra", disse. Ele explicou ainda que o cartunista foi envolvido no caso por ter sido contratado sem licitação. "Além disso, a própria legislação elimina a necessidade de licitação nesses casos. Não existe outro Ziraldo", disse.
Além do pagamento, a sentença ainda suspende os direitos políticos de Ziraldo e Ghisi por oito anos, além de proibi-los de contratar com o poder público, receber benefícios, incentivos fiscais ou créditos, pelo prazo de cinco anos. Também foi citado na sentença um jornalista que auxiliou Ziraldo na produção do evento, o qual teve os direitos políticos suspensos por três anos, além das demais sanções.
G1 também tentou contato com o ex-prefeito, mas ele não atendeu às ligações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário