sábado, 30 de março de 2013

SAAE DE NOVA RUSSAS


Que receita! R$ 327.159,54



RECEITA DO SAAE DE NOVA RUSSAS SÓ NOS DOIS PRIMEIROS MESES DO ANO
                   

 A verdadeira falta de recursos está realmente no bolso do contribuinte da taxa de água e esgoto do município de Nova Russas e na gaveta do caixa dos pequenos comerciantes, dos quais só constituem moeda. Essa analogia popular é apenas para repassar aos caros leitores e incentivar a utilização do Portal da Transparência do TCM/Ce. Pois o Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Nova Russas (SAAE) obteve uma receita pública executada somente nos primeiros dois meses deste ano de 2013 a bagatela de 327.159,54 (trezentos e vinte e sete mil cento e cinqüenta e nove reais e cinqüenta e quatro centavos). Por que a superintendência desse órgão público não determina de fato políticas públicas voltadas ao coletivo, principalmente no que diz respeito a investimentos em políticas públicas de abastecimento e distribuição de água conforme traduz o Estatuto da Autarquia em epígrafe, Esperando apenas por Convênios Estaduais, quando na verdade existe receita do órgão para execução de obras pequenas, como por exemplo, poços profundos. O dinheiro público não é para fazer caixa, mas sim, investimento em políticas públicas, pois não se trata de lucro nem tão pouco de empresa particular.
                 O SAAE é também uma empresa pública e faz parte da administração direta do nosso município. Só para se ter uma idéia, uma diária paga ao Sr. Superintendente deste órgão público para se deslocar até a cidade do IPU é 150,00 (cento e cinqüenta reais) por viagem. Imaginem que se tenha que resolver vários problemas na cidade do IPU, quanto seria pago somente de diárias? Enquanto que a diária de um simples trabalhador como é o Pedreiro e o Servente de Obras custam respectivamente 30,00 e 60,00. Só uma viagem ao IPU com carro oficial público, combustível as custas do município dentre outras regalias custam aos cofres públicos pagos com o nosso dinheiro a quantia absurda de 150,00 para ir até o IPU e voltar. Imaginem se o Superintendente dessa autarquia fosse até o Tianguá, quanto nós não pagaríamos pelo seu deslocamento?
                    Poder público não falta dinheiro, tudo é balela, pois não é empresa comercial onde o empresário precisa se submeter a um custo na compra de um determinado produto para se obter lucro. O poder público, como o SAAE de Nova Russas é bancado com dinheiro público através do pagamento mensal das contas absurdas de água e esgoto que todos nós pagamos e ainda assim acham ruim quando se fala a verdade com referencia a fatos verdadeiros emitidos pela própria contabilidade do órgão e apresentadas pelo TCM / Ce para toda população.

Arrecadação do SAAE em dois meses de mais de 300.000,00 (trezentos mil reais) e diária para viagem a cidade do IPU de ida e volta custa 150,00.
Isso é uma vergonha!!

Mário Henrique
Contador


Nenhum comentário:

Postar um comentário