sábado, 8 de junho de 2013

MUITO COMUM NA ASSEMBLÉIA

ESPERTEZA: DEPUTADO DIGITA PRESENÇA, MAS LOGO EM SEGUIDA SAI E NÃO PARTICIPA DOS TRABALHOS DA ASSEMBLEIA

Muito comum na Assembleia Legislativa, o deputado digitar sua presença no painel eletrônico e não ficar presente no plenário. Mais comum ainda, por incrível que pareça, é a atitude de alguns parlamentares que dão presença e não somente saem do plenário, mas vão para outros compromissos, inclusive, fora da Casa.

O deputado Valnderley Pedrosa (PTB) é um exemplo gritante disso. Difícil é você encontrar ele em seu gabinete e menos ainda nas dependências da Assembleia. Na manhã da quinta-feira (06), Pedrosa foi visto, no horário da sessão ordinária, às 9h15, sem terno e gravata (conforme é obrigatório para se estar presente em plenário), esperando seu carro, já saindo da Casa Legislativa.No entanto, apesar do parlamentar estar se deslocando para outro local, sua presença estava lá no painel eletrônico, que sinalizava 25 deputados presentes, sendo que presentes de fato, só havia oito. Eram os deputados Carlomano Marques (PMDB), Dedé Teixeira (PT), Vasques Landim (PR), Tomaz Holanda (PMN), Fátima Leite (PRTB), Sérgio Aguiar (PSB), Júlio Cesar (PTN) e Manoel Duca (PRB).

O Diário do Nordeste já havia questionado ao parlamentar o porquê de ele quase sempre não ser visto durante as sessões, acompanhando os pronunciamentos de seus pares e participando dos debates da Casa. Ele, porém, afirmou que trabalha mais em suas bases e não gosta de participar das discussões.

  Regimento

 No entanto, todo e qualquer deputado é eleito para cumprir, no mínimo, o Regimento Interno da Casa, além, é claro, de suas atribuições básicas. O Regimento, em seus dispostos diz que os parlamentares têm que participar das sessões ordinárias, que duram, pelo menos cinco horas de terça-feira à quinta-feira. Vanderlei Pedrosa, assim como outros que não comparecem ao trabalho, esquece que tem o resto do dia para trabalhar em suas bases.

O Diário ligou para o gabinete de Pedrosa às 9h45 (quando os deputados estavam debatendo assuntos pertinentes à sociedade) e a secretária do parlamentar disse que ele tinha chegado e já havia ido embora. A funcionária disse ainda que Vanderlei só voltaria à Casa na sexta-feira. No entanto, Vanderley retornou à Assembleia às 11h25, durante a votação dos projetos em discussão, mas permaneceu somente cinco minutos em plenário, saindo logo em seguida.

  Em reunião

 De acordo com a mesma secretária, quando mais uma vez foi ligado para o gabinete do parlamentar, ele estava em reunião, e que esta iria durar meia hora. Só lembrando que neste momento estava havendo votação das matérias propostas pelos seus pares.

De acordo com o Regimento Interno do Legislativo Estadual, em seu art. 138, no inciso III, diz que PERDERÁ O MANDATO aquele deputado que deixar de comparecer, em cada Sessão Legislativa anual, à terça parte das sessões ordinárias, salvo licença ou missão autorizada. A presença de Pedrosa está lá, para quem quiser acompanhar as atividades da Casa. Quem não está é o deputado.


(Diário do nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário