segunda-feira, 24 de junho de 2013

ADMINISTRAÇÃO SEM RUMO....................................................................................

QUASE 70% DA RECEITA DO MUNICÍPIO DE NOVA RUSSAS VAI PRA FOLHA DE PAGAMENTO...


Me deparei agora a pouco com o  Relatório de Acompanhamento Gerencial da Prefeitura de Nova Russas no primeiro quadrimestre de 2013 emitido no Portal da Transparência do TCM, e pude ver, e ainda não acreditar, que o atual Prefeito cometera ali no relato uma das maiores aberrações administrativas já vistas por mim. Trata-se da canalização de 69,51% da Receita Corrente Liquida em folha de pagamento.
Dinheiro demasiadamente empregado em pessoal, de duas uma: Ou teve um aumento absurdamente exagerado ao funcionalismo, E AQUI DEIXO O QUESTIONAMENTO PRO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE NOVA RUSSAS RESPONDER, ou a nova administração de Nova Russas transformou de fato a prefeitura num cabide de emprego. Vejam abaixo que o relatório narra com riqueza de detalhes os ordenadores de despesas, e os valores em caixa que a prefeitura tem. Mas de fato o dado mais alarmante é a oneração dos gastos com folha, sendo inclusive a Prefeitura de Nova Russas advertida pelo Tribunal de Contas dos Municípios a reduzir o percentual imediatamente sob as penalizações da Lei. Demonstra o relatório ainda expressamente que a Prefeitura de Nova Russas ultrapassou o limite prudencial de cerca de 51%, estando com mais de 69% empregado em pessoal, isso sem levar em consideração o mês de dezembro de 2012 que ainda está dentro.
Uma gestão pública hoje em dia tem vários e vários entes que à baliza dentro da razoabilidade administrativa, dentre elas o TCM que não é hoje um carrasco, mais sim um parceiro dos município, pois orienta, mostra e direciona as administrações públicas de como deve ser empregado o dinheiro público. A APRECE é outra instituição que vez por outra tem o cuidado de orientar, formar e esclarecer como deve ser a probidade administrativa dos prefeitos, como se deve proceder com o bem público. A Prefeitura de Nova Russas, especificamente , desembolsa mensalmente milhares de reais com assessoria contábil e jurídica para nortear os rumos que a administração pública deve seguir. Será que essa gestão não ouve ninguém  ou será que tive uma miragem com o relatório abaixo.

Seria ilusão de ótica o relatório abaixo, ou o TCM se equivocou ao dizer no Relatório de Acompanhamento Gerencial, que a Prefeitura de Nova Russas desembolsa mais de 69% de tudo que arrecada com folha de pagamento????

Vou usar aqui por uma questão hermenêutica o pronome apassivador "SE": Se este relatório do TCM estiver correto, a atual gestão de Nova Russas tem UMA ÚNICA ALTERNATIVA, diminuir os gastos com folha, OUA NOVA GESTÃO IRÁ QUEBRAR O MUNICÍPIO. ISSO É UM ALERTA...


Nenhum comentário:

Postar um comentário