sexta-feira, 31 de maio de 2013

ESTUDANTE SOBRALENSE É DESTAQUE.....................

ESTUDANTE SOBRALENSE É DESTAQUE NA REVISTA ÉPOCA

A reportagem conta a história de Lara Ezequiel, ex-aluna do Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras de Sobral, que irá representar o Brasil em evento do G20, na Rússia. 
A edição Especial de Aniversário de 15 anos da Revista Época traz a reportagem “15 Conquista que mudaram o Brasil”, na qual destaca os avanços do país na área da educação, dentre outros. A matéria intitulada “Como colocamos nossas crianças na escola”, conta a história de vida da jovem Lara Ezequiel, ex-aluna do Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras, mantido pela Prefeitura de Sobral. Fluente em inglês, espanhol e envolvida em causas sociais, Lara será a única representante do Brasil em um evento do G20, grupo de países que dominam a economia mundial, em Moscou, na Rússia. No evento, as jovens irão discutir o papel das mulheres no desenvolvimento social e econômico e elaborar um documento que será entregue aos líderes do G20.
“Lara é filha única da empregada doméstica Raimunda Selma Ezequiel, de 43 anos. Mãe e filha vivem juntas em Sobral, interior do Ceará, onde Lara estudou o ensino fundamental em escolas escolas públicas.” A matéria mostra como a oportunidade de acesso à educação pública está mudando a história do país e a de jovens como Lara Ezequiel, estudante universitária cursando o 2º ano de História na Universidade Estadual vale do Acaraú (UVA).
As mudanças no país com a universalização da educação básica são explicitadas no trecho da matéria a seguir: “Raimunda teve uma experiência bem diferente. Logo cedo, já trocara os cadernos pelo trabalho. Precisava ajudar seus pais, moradores da zona rural, a sustentar os 12 filhos, numa época em que acesso à escola ainda era privilégio de crianças bem-nascidas, da cidade. Aos 11 anos, Raimunda já era empregada doméstica. Hoje, sustenta a casa e a filha com o salário de R$ 612. ‘Sei que a Lara terá oportunidades que não tive graças à educação que ela tem’, diz Raimunda.”
A educação de Sobral já foi destaque em várias reportagens de revistas e jornais de circulação nacional como a própria Época, a Exame e o Jornal O Globo. A história da jovem Lara Ezequiel também já foi destaque na Revista Americana Forbes, especializada em economia.
Fonte: Prefeitura de Sobral

Nenhum comentário:

Postar um comentário