quinta-feira, 23 de maio de 2013

BLOG DO PROFESSOR TIM





Coluna do Professor Tim sobre hipótese de cassação ou impeachment de Gonçalo Diogo? Timtim por Timtim.


E se houvesse a cassação ou o "impeachment" do prefeito Gonçalo Diogo, qual seria o futuro político de Nova Russas?
Admitamos o final trágico do empresarial e conservador governo Gonçalo Diogo, como também ocorreu com o governo do ex-prefeito de Nova Russas, Marcos Alberto.
Pensemos em duas hipóteses péssimas e trágicas para o prefeito Gonçalo Diogo, mesmo no início do seu ainda impopular governo. Governo que ainda não começou efetivamente na Prefeitura de Nova Russas.
Primeira hipótese. Seria a cassação do registro de sua candidatura pela Justiça Eleitoral de Nova Russas, por conta de vários processos de captação ilícita de sufrágios (compra de votos, no popular), movidos pelas coligação da doutora Daniela -médica formada na Bolívia- contra Gonçalo Diogo. Processos, segundo os autores, cheios de provas substantivas de possível compra escancarada de votos.
Teve até mesmo o forte depoimento do paranóico e intolerante ex-comandante da 2ª Companhia, Major Adrianízio. Depoimento com força de fé pública, nos referidos processos judiciais, pois se trata de uma autoridade pública. Depoimento bem contundente, por sinal.
Cassação do registro de sua candidatura, exatamente por ser um processo anterior à posse, afastaria imediatamente Gonçalo Diogo e seu vice, Sérgio Brito (PT), da Prefeitura de Nova Russas. Tanto Gonçalo Diogo quanto Sérgio seriam afastados imediatamente, recorrendo ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas fora dos seus mandatos.
Mais perguntas: quem assumiria o comando da Prefeitura de Nova Russas? Segundo Colocado? Haveria uma nova eleição em Nova Russas?
Boas perguntas exigindo boas respostas. Vamos lá! Tudo indica que a eterna candidata derrotada à prefeitura de Nova Russas, doutora Daniela, assumiria a Prefeitura de Nova Russas, por ter sido a segunda colocada. Mas existe o problema do processo movido contra ela, por ela não ter se desincompatilizado no tempo preciso, em grau de recurso no TRE, promovido pelo candidato Marcos Alberto, que ficou em quarto lugar. 
Pois bem. Não assumindo doutora Daniela, e o ex-prefeito Paulo Evangelista (3º lugar) com os direitos políticos cassados, dizem que Marcos Alberto (4º colocado) assumiria a Prefeitura de Nova Russas. Isto é incrível!.
Agora a segunda hipótese: cassação pela Câmara de Nova Russas, após constituição de uma comissão processante ou de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), com base em graves denúncias contra o prefeito Gonçalo Diogo.
Hipótese menos provável, pois não ainda denúncias graves de corrupção, muito menos Comissão Processante ou CPI, mas não impossível. Maioria parlamentar do prefeito Gonçalo Diogo na Câmara não existe mais. Haveria, sim, uma possibilidade de Gonçalo Diogo sofreu uma "Impeachment" na Câmara.
Basta ver que, na última sessão da Câmara, o veto do prefeito Gonçalo Diogo ao Refis, foi derrubado por sete votos contrários contra cinco. Só não foram 8 porque a vereadora Rejane, que acompanhava a cirurgia do seu esposo [ex-vereador Zé Maria], não compareceu à sessão. Houve ainda derrotas do prefeito Gonçalo em outras votações.
Cassação ou "Impeachment" de Gonçalo Diogo pela Câmara, hipótese não muito difícil, pois a base parlamentar de Gonçalo é muito fraca,  teria amplo apoio popular. Governo Gonçalo Diogo não tem apoio popular. Impopular. Sem bases sociais e populares de sustentação política e administrativa. Povo de Nova Russas até aplaudiria um possível "Impeachment" de Gonçalo Diogo. 
Governo Gonçalo tem pouco apoio nos movimentos sociais, nas organizações estudantis, dentro dos sindicatos, na sociedade civil organizada. Governo Gonçalo vive muito distante do povo de Nova Rusas.
Governo Gonçalo Diogo é o próprio caos administrativo, embora menos caótico do que o desgoverno Paulo Mentira, seu antecessor. Caos no Hospital Municipal José Gonçalves Rosa e na saúde pública. Caos na educação pública. Caos nos serviços urbanos essenciais. Caos na limpeza urbana, com montes de lixo nas ruas centrais. 
Hipóteses da possível cassação e do possível "Impeachment" foram colocadas de maneira substantiva. Agora cabe a Gonçalo evitar sua tragédia política e administrativa. Ainda é tempo!.
Mesmo que seja tempo de Murici! Tenho dito!.
________________________________
E os futuros governo Daniela e Marcos na Prefeitura, como seriam?
Pensemos no quanto pior, melhor. Assim assado: cassado Gonçalo Diogo, e assumindo Doutora Daniela ou Marcos, como seriam seus governos? Responderei a seguir.
Primeiro. Doutora Daniela na Prefeitura de Nova Russas. Sem experiência administrativa e política alguma para governar uma cidade complexa como Nova Russas, a Doutora governaria de qual maneira?
Concluiria as obras inacabadas do seu tio e ex-prefeito Acácio: Creche do Mirante, Ponte Y, canalização do Rio Curtume, entre outras? Beneficiaria apenas o poder familiar da família Sousa? Praticaria nepotismo, como fez seu tio na Prefeitura? Seria centralizadora? pagaria o mês de dezembro/2008 aos servidores públicos? Ou revolucionaria a saúde e a educação?
Segunda hipótese: Marcos Alberto. Todo mundo sabe que Marcos Alberto foi um prefeito tocador de obras. Fez mais obras em dois anos do que o Grupo EMPA em 20 anos. Obras como o Mercado do Peixe, UBS de Espacinha, estruturação do PSF de Canindezinho com medicamentos e tudo mais, várias passagens molhadas etc. Marcos Alberto foi um dos prefeitos mais realizadores da nossa história.
Mas há o lado politicamente autoritário de Marcos Alberto. Marcos Alberto, na Prefeitura de Nova Russas, repetiria alguns gestos autoritários: perseguiria adversários? brigaria novamente com a Câmara? Permitiria que a vereadora Karla, possivelmente sua presidente da Câmara, cassasse novamente dois vereadores por um decreto da ditadura, como fez com Raimundo Juvêncio e com Socorrinha Arraes? 
E o Grupo Azulão, seria novamente sectário e intransigente? Denúncias de corrupção da oposição raivosa, voltariam?
Perguntas que só um novo governo Marcos Alberto poderia responder. O tempo é o senhor da razão!.
Só lembrando...
Primeira ação em Nova Russas do pré-candidato do PMDB ao governo do Ceará, senador Eunício Oliveira. 'Combatente', ex chefe da segurança pessoal de Gonçalo Diogo, foi empregado na CORPVS. Empresa que faz segurança privada no Banco do Brasil.
Túnel do tempo...
Que fim levou o 'Saroba', um dos principais ativistas do Impeachment de Marcos Alberto?
É o novo!
Sujeito lembrando que, em 1991, foi pedida, por uma Procuradora de Justiça, a prisão do ex-prefeito de Nova Russas, Chico Rosa.
________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e foi coordenador das campanhas presidenciais de Nova Russas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário