sábado, 18 de maio de 2013

COLUNA DO PROFESSOR TIM E A VELHA NOVA RUSSAS DE GONÇALO DIOGO - TIMTIM POR TIMTIM



Nem Xanadu, nem Canaã! Nova Russas é mais uma Nova Velha na gestão Gonçalo Diogo!!!
Antes é preciso informar. Informar bem sobre que o que significam Xanadu e Canaã, expressões citadinas que abrem o título principal da coluna.
Bem. Xanadu era cidade chinesa utópica e progressista do imperador Mongol Kublai Khan. Xanadu tinha de tudo. Segundo livro do escritor inglês Samuel Coleridge, Xanadu era um jardim de felicidade eterna, de onde o mel verteria como gotas de orvalho e seria possível tomar o leite do paraíso. 
Mesmo leite com mel de Canaã, terra prometida por Deus aos Hebreus. Canaã, localizada na antiga região do estado de Israel -bem próxima  de Israel, das Colinas de Golã, da Cisjordânia, da Faixa de Gaza. Cidade santa em que Deus transformou numa terra de muita fartura e progresso.
Mas Nova Russas não é Xanadu, nem Canaã, durante o governo Gonçalo Diogo. Nova Russas, sob Gonçalo não tem leite e nem mel. Progresso. Fartura.
 Nova Russas está para mais as cidades invisíveis, de Ítalo Calvino. A cidade do já teve, figura de retórica sobre cidades abandonadas, também serve para conceituar Nova Russas na gestão Gonçalo Diogo.
Tendo feito uma campanha eleitoral em que apareceu com o novo messias do progresso e das mudanças, Gonçalo Diogo não realizou as principais utopias e realizações de Nova Russas. Nem mesmo tirou Nova Russas da UTI.
Difícil olhar para Nova Russas e não ver uma cidade velha, abandonada, maltratada. Desorganizada. Perdendo até para grotões bizarros e anomalias urbanas como Ararendá, Ipaporanga e Tamboril. Vergonha para a nossa cidade.
Gonçalo Diogo ainda não assumiu a Prefeitura de Nova Russas. Parece viver no mundo da lua. Não governa. Não tenta resolver os muitos problemas de nossa cidade. 
Comporta-se como ainda fosse o principal executivo da DIMODAS, empresa de calcinhas e de sutiãs que o projetou no mundo empresarial, social e político. Pensa que a Prefeitura de Nova Russas é uma DIMODAS, quando a função mais importante é pagar fornecedores e funcionários. Não é assim a Prefeitura de Nova Russas,  Gonçalo Diogo!
Daí o abandono de Nova Russas. Abandono da saúde pública. Hospital Municipal José Gonçalves Rosa continua sendo uma rodoviária muito pobre para transportar doentes para Crateús, Sobral e Fortaleza. Hospital com péssima estrutura interna. Mais péssimo ainda na saúde curativa primária e secundária, pior ainda na terciária.  Sem boa parte de materiais hospitalares. Poucos médicos especializados. Melhor que fosse fechado definitivamente.
Educação tem escolas abandonadas, professores sem alguns direitos básicos, alunos transportados em caminhões pau de arara, como há 100 anos atrás. Educação que está mais uma deseducação.
Problemas mais graves ainda na zona urbana. O tráfego é um deles. Nosso trânsito é mais bagunçado do que o trânsito de Nova Delhi, na Índia. Não tem semáforos, não tem barreira eletrônica, não tem sinalizadores. Falta tudo em termos de engenharia de tráfego, em especial nas ruas do centro comercial: cruzamento das ruas Bartolomeu Araújo com General Sampaio não tem semáforo, muito menos na João Gregório Timbó. Carros ficam estacionados no meio da ruas General Sampaio e Santos Dumont [hoje Antonio Joaquim de Sousa), até em cima do canteiro central e da faixa amarela. 
Saneamento e urbanismo é outro problema grave. Continuam os eternos problemas de esgotos a céu aberto e falta de saneamento em diversas ruas. Exemplos: Rua Leonardo Araújo, Avenida J. Lopes Progresso (perto do Posto Pioneiro), João Evangelista (Bar do Capim), lamaçal em várias ruas. Além de vários bairros e ruas sem qualquer urbanização e saneamento. 
Mais grave é a sujeira da cidade, com urubus voando bem baixo. Dentro do próprio Rio Curtume tem uma lixeira com lixo podre. Podridão total. Retrato do nosso abandono. Várias ruas e avenidas são verdadeiros lixões.
Nosso desemprego é absoluto. Gonçalo Diogo demitiu diversos servidores temporários, aumentando o índice de desemprego. Não atraiu investimentos empresariais para Nova Russas. Não fortaleceu a iniciativa individual. Mesma coisa da agricultura e do setor primário.  
Quadro crítico nos mais diversos setores. Nova Russas não é mesmo uma Xanadu ou Canaã. Provado por A mais B. Mais uma velha cidade abandonada. Trágica.
Esperando por um SOS antes que acabe. Está dado o alerta para a gestão Gonçalo Diogo. Mãos à obra!!!
________________________________
Da série coisas, fatos e objetos governamentais do governo Gonçalo Diogo: secretários que não são secretários, excesso de tecnocratas mandando e desmandando; falta de obras estruturantes, nepotismo, tributarismo; Comunicação oficial vazia, lentidão nas ações, inércia politica; Choque capitalista, pouca habilidade com a classe política, poucos investimentos dos governo estadual e federal. Sem falar em algumas Gonçaladas de Gonçalo Diogo. 
Obras que faltam em Nova Russas...
São obra vitais para Nova Russas. Nova Russas tinha que ter um pequeno aeroporto, para receber pessoas e investimentos de outras cidades e de outras regiões. Um outro açude no Rio Acaraú, para suprir a demanda de água que o Farias de Sousa não tem condições de suprir. Asfaltamento total da zona urbana [exceção das ruas centrais, cujo calçamento é muito bom]; e da sede para alguns distritos, como Espacinha. Campus da UECE e de outras universidades. 
Sem falar numa agência da Caixa Econômica Federal, inauguração urgente da agência do INSS, regularização do serviço de identidade, banco de sangue para o Hospital etc.
Ponte da descarga elétrica...
Chamada de Ponte dos três prefeitos, a Ponte do Leite -que liga a coisa com a coisa de nada-, tem um grave problema elétrico para a Coelce resolver. Está a poucos metros de altura da rede de alta tensão.
 Perigo total de descargas elétricas nos carros e nos pedestres que ali vão passar.
Factóide oficial do Dioguismo...
Preterido no início da administração, tendo que ir buscar benesses no bizarro município de Poranga [leia-se gestão Carlyssom], o Gazeta Regional -jornaleco mix de álbum fotográfico e factóide provinciano- já é o impresso oficial do governo Gonçalo Diogo.
Edição Especial, não apenas traz o prefeito Gonçalo Diogo na capa, como dá amplo destaque a várias ações realizadas no governo Gonçalo Diogo. Pauta principal foi o fracassado encontro regional do PMDB em Nova Russas, com foto do senador Eunício Oliveira ao lado de Gonçalo Diogo.
Perguntar não ofende...
Que fim levaram o advogado Carlos Eduardo, o blogueiro Areton e o Padre Maurício, que ainda não fizeram oposição alguma ao prefeito Gonçalo Diogo?
Túnel do tempo...
Por anda o Margelo Bibi, primo e guru de Gonçalo Diogo?
É o novo!
Novarussenses das antigas lembrando que, em 1989, o comerciante João Gordo [vizinho à mercearia/bodega/secos&molhados do Carioca], que, em 1989, teve um incidente com alguns membros da família Diogo.
________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e assessor parlamentar do vereador Kapita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário