sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

SUCESSÃO ESTADUAL

Sucessão estadual agita política e mobiliza lideranças partidárias


As principais lideranças políticas do Ceará estão mobilizadas para definir candidaturas e alianças com vistas à sucessão do Governador Cid Gomes (Pros). O pré-candidato do PMDB, Eunício Oliveira, caiu em campo e, nas últimas horas, intensificou reuniões e visitas ao Interior para fortalecer o projeto de concorrer ao Governo Estadual.
Se Eunício, que integra a base de apoio a administração Cid Gomes, corre para ampliar os índices de aceitação popular, a oposição não está de braços cruzados. O ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR), topa ser candidato a governador desde que o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) aceite a candidatura ao Senado.
A articulação do ex-prefeito de Maracanaú envolve, também, lideranças do PV, PSB, PRB e Partido dos Trabalhadores. O presidente da Executiva do PT em Fortaleza, Elmano de Freitas, que integra o grupo liderado pela ex-prefeita Luizianne Lins, é um dos participantes das reuniões das oposições que querem lançar até o final deste mês uma candidatura ao Palácio da Abolição.
O PT administra a divisão interna. O presidente da Executiva Nacional da sigla, Rui Falcão, passou pelo Ceará, se reuniu com os dirigentes regionais, pediu a unidade interna, mas voltou para São Paulo sem conseguir êxito na missão de pacificar o partido. O PT está dividido: o grupo do deputado José Guimarães quer apoiar o candidato de Cid Gomes, enquanto Luizianne Lins estará em outro palanque.
Dentro da base de Cid Gomes há, também, divisão: o senador Eunício Oliveira, que ainda espera sinalização de apoio de Cid, está na estrada em busca de mais apoio e mantém o discurso de que é mesmo candidato. Com ou sem apoio dos irmãos Cid e Ciro Gomes.
O quadro pré-eleitoral, com as articulações dos últimos dias, aponta para três candidaturas que podem levar a eleição ao segundo turno – Eunício Oliveira (PMDB), Roberto Pessoa (PR) e o nome escolhido pelo Pros. Entre os pré-candidatos, Domingos Filho, Leônidas Cristino e José Albuquerque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário