quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

DECLARAÇÃO INFELIZ

Carlomano Marques e a declaração de Guimarães após conversa com Lula

Publicado em 29/01/2014 - 9:37 por  | Comentar
CategoriasPolítica
  
 Enviar para o Kindle
Guimarães diz “topar qualquer parada”. “A pátria em chuteiras”: assim o crônista e dramaturgo Nelson Rodrigues definiu o futebol, esporte bretão, que Deus reconhecendo os nossos méritos, nos conferiu o exercício, a posse e o título. 
Mas como uma coisa puxa a outra, num átimo, lembrei-me de outro pernambucano famoso, o goleiro MANGA, do Botafogo do RJ e de cambulhada, pois é assim que acontece a correnteza das lembranças, vejo chegar o PARADA, paulista e grande atacante que iniciou a carreira no Palmeiras e depois foi contratado pelo Bangu, do bicheiro Castor de Andrade. Pronto e já estou de volta à 1966, RJ, Maracanã. Bom, mas isto é outra coisa. É, e não é. MANGA e PARADAS, são substantivos femininos e homônimos. Podem ter vários significados. É como “banco”: pode ser a instituição financeira BANCO DO NORDESTE, como pode ser o banco da bucólica e inocente pracinha. Bom, mas isto é outra coisa. Bem, pode ser e pode não ser.
Explico: parada, pode ser de ônibus; mas pode ser “parada” de “fazer uma parada” , de “topar uma parada”, de “encarar uma parada”. Ainda explicando: manga pode ser uma fruta, mas pode ser de camisa.
Declaro que gosto mais de números, de algarismos. Não gosto muito de letras; são falsas e traiçoeiras. Formam palavras, frases, períodos, títulos, manchetes. Gosto de algarismos: romanos ou arábicos. Formam sistemas, equações de vários graus. Equações exatas, reais, demonstráveis. E sem lembrar que as letras formam também retórica, discurso demagogo e algaravia. E… formam também as metáforas, que muita vez, são indecentíssimas. Dizia, não, definia Machado de Assis, o nosso bardo, que. “A metáfora é o abscesso da política: convém drená-lo, lancetá-lo, rasgá-lo”.   
Confesso com toda humildade que não consigo decifrar a lógica da frase do nosso nobre deputado GUIMARÃES: TOPO QUALQUER PARADA!!! É o nosso GUIMARÃES é realmente parada! Ou é mais uma parada? Como entendê-lá? Como decifrá-lá? Não consigo. Entrego-me à mais inútil ruminação bovina, ao mais frio fatalismo bovino e fico presente na quase ausência bovina…se pelo menos o meu cérebro contivesse quatro estômago… Mas qual! Completamente derrotado na tentativa de entender esta máxima, que só aos NOBRES é dado tê-la, deixo de barato algumas hipóteses como sugestão:
01) Bravata?  
02) Chacrinha?
03) Pirita?
04) Escambo? 
05) Candidato ao Governo? 
06) Cobrança ao Governador? 
07) Intimidação ao Senador do PMDB? É…. sei não … aí é que é uma PARADA!     

Deputado Carlomano Marques (PMDB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário