quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

REAJUSTE DOS PROFESSORES

Chico Lopes: “Reajuste de apenas 8% para o piso dos professores é inaceitável e descumpre a lei”

Publicado em 22/01/2014 - 12:50 por  | Comentar
CategoriasPolítica
  
 Enviar para o Kindle
O reajuste de somente 8,32% no piso salarial nacional do magistério, anunciado pelo Ministério da Educação nesta quarta-feira, 22/1, é inaceitável e significa desrespeito à lei do piso nacional da categoria. A afirmação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB), que desde o ano passado vem alertando para o risco de o reajuste do piso dos professores, para 2014, ser menor do que o percentual a que a categoria tem direito, de acordo com a lei.
“O reajuste deveria ser de 19%, de acordo com o que prevê a lei do piso, respeitando-se a forma de cálculo original. Denunciamos a tentativa de diminuição desse reajuste no ano passado, quando os governadores apresentaram ao Governo Federal um pedido nesse sentido. Houve negociações e existia expectativa de um reajuste entre 13 e 15%. Agora, não podemos aceitar um reajuste de somente 8%. Isso é desmerecer o trabalho dos professores e descumprir a lei”, afirma Chico Lopes.
“O valor de R$ 1.697,00, anunciado pelo Ministério da Educação, é incompatível com a realidade e com o direito dos professores. Pelo que foi discutido, o piso deveria ficar em, pelo menos, R$ 1.800,00. Não se pode aceitar que o Brasil siga destinando tanto dinheiro para questões financeiras, com os juros se mantendo tão altos, e se negue a investir na educação, que terá inclusive novos recursos do pré-sal”, aponta o deputado

Nenhum comentário:

Postar um comentário