segunda-feira, 18 de agosto de 2014

DESPEDIDA APOTEÓTICA

Despedida apoteótica

Transformada este fim de semana na Meca da política brasileira, Recife reuniu milhares de pessoas para velório e enterro do ex-governador e presidenciável pelo PSB. Em meio a homenagens, velório ganhou ares de ato político
notícia 0 comentários
Compartilhar
Multidão, choro, diversas homenagens, maciça cobertura da mídia e frisson político marcaram ontem o velório e o enterro de Eduardo Campos - o ex-governador de Pernambuco que passa agora à condição de vulto nacional.

O corpo do presidenciável do PSB, morto na última quarta-feira, 13, em acidente aéreo no litoral paulista, foi enterrado no cemitério Santo Amaro, no Recife, sob aplausos, queima de fogos de artifício e gritos de “Eduardo, guerreiro do povo brasileiro”.

Os filhos de Campos colocaram flores sobre o caixão do pai. E também puxaram gritos de “Viva o Brasil!”. A multidão cantou o Hino Nacional e a música “Segura na Mão de Deus”.

O corpo do jornalista Carlos Percol também foi enterrado no cemitério Santo Amaro. O corpo do fotógrafo Alexandre Severo foi cremado no cemitério Morada da Paz, na cidade de Paulista, na região da Grande Recife.

De acordo com estimativa extra oficial do governo de Pernambuco, a cerimônia de despedida de Eduardo Campos contou com a participação de cerca de 160 mil pessoas desde as 2h. No entanto, a reportagem encontrou diversos espaços vazios na Praça da República, onde acontecia a missa.

As pessoas começaram a chegar ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco, já na manhã de sábado. Algumas caravanas vieram do interior.

Campos tinha 49 anos e estava em terceiro lugar na corrida presidencial. Tinha 8% das intenções de voto, de acordo com o Datafolha. Ex-ministro de Ciência e Tecnologia do governo Lula, era considerado um dos políticos mais promissores de sua geração.

Campos era casado com a economista e auditora licenciada do Tribunal de Contas de Pernambuco Renata Campos, com quem teve cinco filhos -Maria Eduarda, João Henrique, Pedro Henrique, José Henrique e Miguel, que nasceu no começo de 2014.
 
Ato político
A despedida ganhou ares de ato político com distribuição de bandeiras, jingles executados em carros de som, banners em postes, vaias e gritos de “Fora, Dilma!”, “Fora, PT!” e “Marina presidente!”

Nos últimos dias, a capital de Pernambuco transformou-se na Meca da política brasileira, atraindo incontáveis nomes públicos de todo o Brasil - inclusive do Ceará. (com agências de notícias)

Saiba mais

1. Pilotos e assessor
O corpo do piloto Marcos Martins, do copiloto Geraldo da Cunha e do assessor Pedro Valadares, que morreram na queda do avião usado por Eduardo Campos, também foram enterrados na tarde de ontem.

2. Medalhinhas
Cinco medalhinhas que podem ser do ex-governador foram encontradas em Santos no fim da tarde de sábado (16).
A descoberta foi feita por um pedreiro identificado apenas como Alex.

3. Poucas caravanas
A despeito da expectativa que muitas caravanas partiriam do interior para acompanhar o velório e enterro do ex-governador Eduardo Campos, poucos ônibus chegaram ontem para a homenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário