domingo, 31 de agosto de 2014

ACEITANDO A DERROTA PARA MARINA

Deixando de sonhar

A presidente Dilma vive uma situação confortável: o crescimento do nome de Marina Silva desestimulou por completo Lula a querer ser o candidato do PT ao Planalto.

O próprio Lula avalia que hoje o favoritismo de Marina é tão grande que mesmo ele teria dificuldades de batê-la e só venceria num segundo turno numa campanha dura e que deixaria muitas sequelas, daí preferir que Dilma continue candidata mesmo com os riscos de uma derrota.

(Blog do Mino)

DEBATE ENTRE SENADORES

Neste domingo tem debate entre candidatos ao Senado na TV O POVO

                  eleições 2014 debate tv opovo senado
Chegou a hora de colocar frente a frente os personagens que, nestas eleições, se enfrentam pela cobiçada vaga no Senado. Neste domingo (31), a partir das 18 horas, a TV O POVO promove debate entre Tasso Jereissati (PSDB), Mauro Filho (Pros), Geovana Cartaxo (PSB) e Raquel Dias (PSTU).
Em fevereiro do próximo ano, um deles ficará com a cadeira ocupada pelo hoje senador Inácio Arruda (PCdoB) e passará a representar o Ceará na Casa de maior prestígio político do Legislativo brasileiro.

A disputa pelo Senado em 2014 é mais acirrada que a anterior. Diferentemente de 2010, quando duas vagas foram abertas, desta vez só há espaço para um vencedor. Quem ganhar passará a integrar a bancada cearense ao lado dos senadores José Pimentel (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) – este último, candidato ao governo, que deixará o suplente Waldemir Catanho (PT) na vaga, caso seja eleito para o Executivo.

Em jogo, além do salário de R$ 26,7 mil e de vários benefícios, está também o papel estratégico nas decisões políticas do Estado e do País. Quem vencer poderá participar de discussões que deverão ser jogadas para os próximos anos, como a redução da jornada de trabalho, a reforma tributária, dentre outros temas.

(O POVO)

AGENDA DOS CANDIDATOS

Agenda dos candidatos ao governo do Ceará neste domingo

eleições 2014 agenda 0831

APÓS APOSENTADORIA


          Conselheiro cogita voltar à política

                                        Image-0-Artigo-1690670-1
Afirmando ter 32 anos de serviço púbico, o conselheiro do TCM e ex-vice-governador Domingos Filho não descarta voltar a disputar cargo eletivo após a aposentadoria, que pode ocorrer daqui a poucos ano.
 
A quatro meses de concluir o mandato de vice-governador do Estado, Domingos Filho se afastou da política partidária ao assumir, no dia 19 de agosto, o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM). Sua carreira política, entretanto, pode não se encerrar na Corte: ele admitiu ao Diário do Nordeste que, a depender das circunstâncias futuras, poderá voltar a disputar cargos eletivos quando se aposentar.

Embora a maioria dos conselheiros deixe o Tribunal apenas quando completam 70 anos, pela aposentadoria compulsória, Domingos não descarta a possibilidade de se aposentar antes. "Vou completar 32 anos de serviço público. Isso permite que, completos os 35 anos, eu fique habilitado a voltar. Se os cenários lá adiante assim o recomendarem e for um desejo, eu tenho a prerrogativa de, se quiser, poder voltar. Quem vai dizer? O destino", afirmou o conselheiro.

Casado com a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar (PMDB), pai do deputado federal Domingos Neto (PROS) e primo de Odilon Aguiar (PROS), que disputa uma cadeira na Assembleia Legislativa, a política continua a fazer parte do cotidiano do conselheiro. No entanto, ainda que há dois meses disputasse a candidatura ao Governo do Estado, ele assegura não ter tido dificuldades na transição para o Tribunal de Contas, uma vez que tem formação na área de advocacia.

"Eu estou bem, estou empolgado, porque me preparei para isso (ser conselheiro). Enquanto estava na vida partidária, disse às claras que estava disputando uma indicação para governador do Ceará. E que, na política, em cargos eletivos, eu não tinha plano B. Se eu não fosse candidato a governador, não seria candidato a nada. Portanto, cumpri o que eu disse lealmente ao povo cearense", apontou.

Na política, Domingos foi deputado estadual por 16 anos - dos quais em quatro foi presidente da Assembleia - e vice-governador por quase quatro anos. Ao ser questionado se estava realizado politicamente, ele disse apenas ter cumprido o seu papel e que agora, no novo cargo, procuraria deixar sua marca de contribuição. "Devo agradecer ao povo cearense pelas oportunidades que me deu. Estou agora em uma outra tarefa, que também tem tudo a ver com as minhas vocações, com a minha formação científica, e vou procurar dar tudo de mim".

Vitalício

Apesar das circunstâncias políticas que o levaram a ser indicado ao cargo pela Assembleia Legislativa, após perder a indicação para disputar o Governo, ele garante estar satisfeito no papel de conselheiro - cargo que, além de vitalício, tem subsídio igual o de desembargador e garantias conferidas a magistrados de segundo grau. "Não tenho nenhuma dificuldade de adaptação nisso, pelo contrário, estou gostando bastante. Estou absolutamente consciente, tranquilo e gostando do faço", garantiu.

Na sessão do pleno, Domingos já se absteve de votações relativas a Tauá. "Por questões óbvias. A minha esposa é prefeita pela terceira vez do município e, naturalmente, isso me impede não só sobre as contas dela, mas também de todos os secretários, de todos os agentes públicos do município. Me impedi para que o tribunal possa julgar sem qualquer influência", explicou.

Como acabou de entrar no Conselho, Domingos não relatou nenhum processo, mas deverá fazê-lo em setembro. "Acho que o meu conhecimento de gestão de presidente da Assembleia e conhecimento político vêm somar com o quadro extraordinário de conselheiros que aqui tem, de servidores, e conseguir aprimorar cada vez mais a fiscalização e o rigor que deve ter".

Sobre o trabalho da Corte, o conselheiro ressaltou a necessidade de estar cada vez mais atento à transparência dos julgamentos das contas públicas e também de capacitar gestores. "Às vezes, um secretário de um município menor recebe uma multa de cento e poucos reais e tem uma conta considerada irregular por falta até de conhecimento técnico com relação a isso, na sua enorme maioria", apontou. "Esse órgão tem uma contribuição muito grande a dar, que já vem dando, na linha da capacitação, da formação, do esclarecimento, da prevenção".

terça-feira, 26 de agosto de 2014

CAMILO QUER UECE COMO PARCEIRA DE SUA GESTÃO

 

                                  camiloo
Os candidatos Camilo Santana (governador), Izolda Cela (vice-governadora) e Mauro Filho (senador), visitaram, nesta terça-feira, a Universidade Estadual do Ceará. Eles foram recebidos pelo reitor Jackson Sampaio, que estava com representantes da Pró-Reitoria, diretores e coordenadores de núcleos.

Na pauta do encontro, além da apresentação das candidaturas ao corpo diretor da Uece, demandas da instituição de ensino referentes ao custeio e à realização de concurso para aumentar e/ou atualizar o quadro de servidores. Somadas, as universidades Urca, Uva e Uece perfazem 46 mil pessoas diretamente vinculadas.

Camilo elogiou a Uece que “desenvolve o papel de formar novos quadros, inclusive nas áreas de pesquisa e extensão.” Prometeu apoio e garantiu que sua gestão terá a Instituição como grande parceira. Já Mauro Filho se comprometeu, ao chegar ao Senado, em criar um plano anual de demandas para buscar desenvolver ações de melhoria na Uece, captando recursos no Governo Federal.

(Foto – Divulgação)

MARINA ENCOSTA NA COLA DE DILMA

Marina está na cola de Dilma em pesquisa do Ibope, diz Veja

Marina encosta em Dilma com 27% a 28% das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope que será divulgada hoje. A informação é do colunista Lauro Jardim, de Veja

Montagem Dilma Rousseff, Marina Silva e Aécio Neves
São Paulo - De acordo com o colunista Lauro Jardim, de Veja, a candidata do PSB Marina Silva alcançou Dilma Rousseff (PT) nos resultados da pesquisa Ibope que serão divulgados no final da tarde de hoje.

Dilma tem entre 31% e 32% das intenções de voto enquanto a ex-senadora aparece com 27% e 28%, segundo o colunista. Aécio Neves (PSDB) está em terceiro com 18% a 20% das intenções de voto. 

Em um eventual segundo turno, Marina aparece dois dígitos à frente da candidata petista, segundo a coluna Radar online.
Esta é a segunda pesquisa eleitoral após a morte de Eduardo Campos, que concorria ao Planalto pelo PSB.

Na levantamento divulgado pelo Datafolha na semana passada, Marina e Neves amargavam um empate técnico: ela com 21% das intenções de voto e ele com 20%.

Dilma largava na frente com 36% das intenções de voto. No entanto, em um eventual segundo turno com Marina, a atual presidente ficaria com 43% das intenções de voto e a candidata do PSB, com 47%  - o que configura um empate técnico, segundo o Datafolha. 

Quem está ao lado de Marina Silva na corrida eleitoral

Após racha, Erundina e Feldman dividem a batuta da campanha. Márcio França, candidato a vice-governador na chapa de Alckmin (PSDB), vai cuidar do caixa

Valter Campanato/Agência Brasil

São Paulo – Após o (barulhento) primeiro racha depois da candidatura, a equipe de Marina Silva para a corrida ao Planalto já está costurada.

Luiza Erundina (PSB) e Walter Feldman, recém-chegado ao grupo de confiança de Marina, serão responsáveis pela coordenação-geral da campanha.

Segundo nota do PSB, o deputado federal Márcio França deve cuidar do caixa da campanha junto com o "marinista" Bazileu Margarido.

Detalhe: França é candidato a vice-governador de São Paulo na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB). A aliança foi criticada pelo grupo de Marina.

A lista completa dos nomes que compõem a equipe de campanha de Marina Silva ainda não foi divulgada.

Saiu o novo app de EXAME.com para iPhone! Quem já tem o antigo, basta atualizar. Quem não tem, baixar.

Já foi no novo site móvel de EXAME.com? Basta digitar exame.com num iPhone, iPad ou Android.

PESQUISA DO IBOPE 26/08/2014



SÉRGIO BRITO PAGA MULTA

"Em atendimento ao Ofício n° 15726/2013/SEC,
estamos remetendo a esse Tribunal de Contas, documentação
comprobatória de pagamento de multa imposta por esse Tribunal de
Contas dos Municípios, conforme decisão proferida pelo Acórdão n
°
2.046/2013.
Outrossim, informamos que o valor correspondente
à muita imposta pelo TCM, foi depositada em conta corrente da
Prefeitura Municipal de Nova Russas, o qual foi provindo de recursos
oriundos de reservas financeiras pessoais.
Certos do cumprimento às decisões dessa Egrégia
Corte Contas, reiteramos os mais sinceros protestos de estima e
apreço".
Atenciosamente,
Ex-presidente da Câmara
Exmo. Sr.:
FRANCISCO DE PAULA ROCHA AGUIAR
Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios

O vice-prefeito de Nova Russas já pagou duas multas ao TCM por irregularidades na sua administração quando era presidente da Câmara Municipal de Nova Russas no ano de 2011.

O atual Vice-Prefeito de Nova Russas Sérgio Brito já pagou a multa imposta pelo TCM-CE referente ao Acórdão nº 2.046/2013, quando exercia a presidência da Câmara Municipal de Nova Russas.

A multa desta vez foi aproximadamente  R$ 15.000,00 ( quinze mil reais). 

Veja texto do ofício encaminhado por ele ao TCM:

MOVIMENTO " FORTALEZA DE MARINA"

Movimento “Fortaleza de Marina” ocorre nesta terça-feira na Assembleia Legislativa

foto marina silva
Integrantes da coligação “Unidos pelo Brasil” (PSB, Rede Sustentabilidade, PPS, PPL, PRP e PHS) anunciam nesta terça-feira (26), a partir das 10 horas, no Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Ceará, o movimento “Fortaleza de Marina”.

Segundo os organizadores do evento, o movimento é “suprapartidário e estará aberto à participação de todos os cearenses residentes na Região Metropolitana, independente de suas preferências eleitorais locais, e que queiram colaborar com a campanha da candidata e manifestar livremente seu apoio”.
O comitê “Fortaleza de Marina” será inaugurado na quinta-feira (28), na avenida Alberto Sá, nº 446.

FENÔMENO "EL NIÑO" EM SITUAÇÃO MODERADA

Fenômeno “El Niño” em situação moderada. 2015 pode não ser de seca

Da Coluna Vertical, no O POVO desta terça-feira (26):
O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, informa: o fenômeno “El Niño” que influencia na quadra chuvosa do Nordeste, encontra-se em situação “neutra”, com possível moderação.

Baseado em estudos recentes que chegaram à sua mesa de trabalho, ele admite que 2015 poderá não ser de estiagem como se apregoa. Teixeira destaca que novos estudos devem ser realizados sobre o fenômeno e seus impactos no Nordeste observando, no entanto, estar otimista de que poderá vir um inverno regular pelo menos.

De qualquer forma, é cauteloso e destaca que sua pasta tem investido em mais adutoras, reforçado o atendimento a pequenas comunidades com carro-pipa e procurado parcerias em projetos de convivência com a seca nos Estados.

Sobre a transposição do São Francisco, uma das alternativas para resolver o problema da falta de água no Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, revela: a obra atingiu 62,4% de execução. Ele reitera que o projeto será entregue em 2015.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

CAMILO RECEBE APOIO

Camilo recebe apoio de Nicolle Barbosa e 50 empresários

                                        nicollecamilo
A empresária e ex-presidente do PSB de Fortaleza, Nicolle Barbosa, anunciou, nesta segunda-feira (25/08), apoio ao candidato a governador pela coligação “Para o Ceará seguir mudando”, Camilo Santana O anúncio do apoio de Nicolle, que chegou a ser pré-candidata do PSB ao Governo do Estado, foi feito em um café da manhã, no apartamento da empresária, que reuniu 50 empresários, dentre os quais representantes de instituições como a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Jovem. Estiveram presentes os empresários Carlos Fujita, José de Carvalho Rocha e Pablo Guterres, que confirmaram apoio à candidatura de Camilo.

Nicolle lamentou que o PSB tenha tirado sua oportunidade de apresentar um projeto para o Estado nestas eleições, argumentando que, em respeito às pessoas que nela acreditaram, decidiu dar sua contribuição ao processo eleitoral. “Após refletir e avaliar sobre o quadro político que está posto, concluí que você, Camilo, é o melhor nome para governar o nosso Estado”, disse Nicolle ao candidato a governador.
Ex-presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Nicolle deixou claro que se engajará na campanha. A empresaria entregou ainda a Camilo as propostas iniciais de sua pré-candidatura, para que sejam incorporadas ao plano de governo da coligação.

Ao agradecer a Nicolle pelo apoio nestas eleições, Camilo Santana destacou as qualidades da líder empresarial, que percorreu capitais do País comandando o projeto Integra Brasil, visando reduzir a desigualdade entre as regiões. “Não nos conhecíamos pessoalmente, mas sempre tive admiração por suas ideias para a construção de um Ceará mais justo e menos desigual”, frisou o candidato a governador, para quem a definição de prioridades do Estado deve ser feita coletivamente.

Camilo também retribuiu ao apoio dos representantes do setor produtivo à sua candidatura. “O setor produtivo é responsável direto pela geração de emprego e renda, bem como pela capacidade de investimento do Ceará”, destacou o candidato, para quem o apoio dos empreendedores é fundamental também para o desempenho que o próximo governador terá a partir de 2015.

PRÉ-CANDIDATA DO PSB AGORA É CAMILO

 

                                  foto nicolle psb
A então pré-candidata do PSB ao governo do Ceará, a empresária Nicolle Barbosa, agora é Camilo Santana. O anúncio oficial será feito na manhã da segunda-feira (25), a partir das 8h30min, na residência da própria empresária.

Apesar de agora apoiar o PT no Ceará, a empresária avisa que no plano nacional vota em Marina Silva.

AÉCIO DELEGA TASSO COMO REPRESENTANTE DO CEARÁ JUNTO À PRESIDÊNCIA, CASO ELEITO

 

eleições 2014 psdb 0823 tasso aécio iguatu
“O melhor conselheiro que um presidente pode ter. Não haverá, no governo Aécio Neves, alguém em melhores condições e com delegação do Presidente da República para atender essa região do que o senador Tasso Jereissati, meu amigo, meu irmão e precursor da gestão pública eficiente no Brasil”.

A declaração é do candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, na noite desse sábado (23), durante comício em Iguatu, ao apontar o candidato tucano ao Senado, Tasso Jereissati, como modelo de administrador público. No palanque, ao lado de Aécio e Tasso, o peemedebista e ex-prefeito de Iguatu, Agenor Neto, que disputa cadeira de deputado na Assembleia Legislativa do Ceará.

Antes do comício, Tasso e Aécio Neves caminharam pelas ruas do município. É a segunda visita do candidato tucano ao Palácio do Planalto ao Ceará. Horas antes, em Salvador (BA), Aécio lançou o Plano Nordeste Forte, que prevê a ampliação do Bolsa Família, além de um programa de infraestrutura e o planejamento da redução em 30% do índice de homicídios da região, por meio da gestão eficiente.

“Só acredito que nós vamos diminuir as diferenças das várias regiões brasileiras, tratando as regiões de forma diferente”, concluiu.
(Foto: Orlando Brito / divulgação)

MARINA DIZ QUE NORDESTE BRASILEIRO NÃO É PROBLEMA , É SOLUÇÃO

Marina diz que Nordeste brasileiro não é problema, é solução

A candidata à Presidência da República Marina Silva visitou, no início da tarde deste domingo (24), o Centro de Tradições Nordestinas, na zona norte da capital paulista, um local para difusão da cultura e da gastronomia do Nordeste brasileiro. No local, Marina conversou com eleitores e posou para muitas fotos, além de falar sobre seu projeto para a região.

“O desenvolvimento econômico do Nordeste precisa de uma compreensão de que o Nordeste não é problema, mas solução. A maior parte dessas soluções já está colocada e precisa ganhar escala como, por exemplo, os programas que façam as pessoas terem acesso à água em relação à transposição do São Francisco, que ajudará, em muito, o desenvolvimento econômico no semiárido nordestino”, disse ela, destacando também que o desenvolvimento do Nordeste passa pela utilização de fontes de energia alternativas, como a energia solar, além da agricultura familiar e da valorização da cultura e do artesanato local.

Indagada sobre o seu programa de governo, que deve ampliar os canais de democracia direta, tais como plebiscitos e consultas populares, além de controlar as atividades dos políticos por meio de conselhos sociais, Marina respondeu que a versão que saiu nos jornais ainda não é oficial e que, portanto, não iria comentar sobre isso. “Foi entregue uma versão preliminar. O documento a que tiveram acesso não é o que Eduardo [Campos, morto no dia 13 de agosto] e eu revisamos”, disse ela. No entanto, Marina ressaltou que seu programa deve sim “aprofundar a democracia, o que significa a valorização das instituições”.

Ao ser questionada da notícia publicada neste domingo pela Folha de S.Paulo de que a Polícia Federal vai investigar se a aeronave do acidente que matou  Eduardo Campos foi comprada com dinheiro de caixa 2 do PSB, Marina deixou que seu vice, Beto Albuquerque, respondesse à pergunta. “Continuamos querendo explicações das causas do acidente, como ele caiu e porque a caixa-preta não tinha gravado [a conversa no avião].

Não sei o que a Polícia Federal está falando, mas se ela está falando, ela precisa apurar antes de falar. O partido prestará informações a todos sobre as condições daquele contrato”, falou ele, acrescentando que o PSB deve se pronunciar durante a semana sobre o assunto.
(Agência Brasil)

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

NOVA RUSSAS COM MAIS UM FILHO CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL

O "poeta da bola" WASHINGTON PEDROSA pediu seu registro de candidatura a Deputado Estadual pelo PSC, o candidato deseja fazer um investimento de hum milhão de reais em sua candidatura, Washington que é empresário e também sub-secretário de Esporte do Município de Nova Russas em exercício.

WASHINGTON deve ser o candidato apoiado pelo grupo do Prefeito Gonçalo Diogo que deixou o Jeová Mota. Ele é esposo da atual Presidente da Câmara Municipal de Nova Russas.

Vai lutar na assembleia por projetos e muito trabalho.


quarta-feira, 20 de agosto de 2014

SECRETARIA É CONSIDERADA IMPROBA E FICHA SUJA PELO TCM

 
© 2014 Tribunal de Contas dos Municípios
- Determinações.

MAIS UMA TCE COM INDÍCIOS DE CORRUPÇÃO NA ATUAL ADMINISTRAÇÃO DE NOVA RUSSAS

A Denúncia nº 15329/14 foi admitida para Tomada de conta especial - TCE depois do parecer do Ministério Público de Contas, por fortes indícios de irregularidades na compra de PNEUS para a frota da Prefeitura Municipal de Nova Russas.

A Prefeitura de Nova Russas não tem uma frota grande, mas tem um gasto de aproximadamente de R$ 180.000,00 ( cento e oitenta mil reais)  mil reais em seis meses, conforme matéria "PONTO DE VISTA" do blog Jesus da Costa).
© 2014 Tribunal de Contas dos Municípios

PREFEITO DE NOVA RUSSAS É INVESTIGADO POR GASTOS COM CARNAVAL EM 2014


O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) investiga o Prefeito de Nova Russas, Gonçalo Souto Diogo, a Secretária de Cultura, Ana Mendes Costa, a pregoeira Rejane de Lima Azevedo, José Carlos Vieira de Melo e Francisco Antônio Oliveira Araújo membros da equipe de Apoio.

Os servidores são investigados em um processo que apura irregularidades em contratos destinados à realização de festas de carnaval, no mesmo período em que a gestão municipal havia decretado situação de emergência por conta da escassez de água, causada pela falta de chuvas na região nos últimos meses.

© 2014 Tribunal de Contas dos Municípios





DOMINGOS FILHO TOMA POSSE COMO CONSELHEIRO DO TCM

DOMINGOS FILHO TOMA POSSE COMO CONSELHEIRO DO TCM


Foto: Thiara Nogueira/TCM

O ex-vice governador Domingos Filho tomou posse como conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) no início da noite desta terça-feira (19/08). O ato aconteceu no gabinete do presidente da instituição, Conselheiro Francisco Aguiar, e foi acompanhado pelo Corregedor, Conselheiro Hélio Parente, e a Procuradora-Chefe do Ministério Público de Contas, Leylianne Feitosa, após publicação da nomeação no Diário Oficial do Estado.

O novo Conselheiro, que ocupa vaga aberta com a aposentadoria do Conselheiro Artur Silva Filho, declarou que chegava “com muita humildade, com muita vontade de servir, com muito desejo de aprender, de aprimorar conhecimentos e de contribuir com o conjunto dos técnicos, com o Ministério Público de Contas, com a Controladoria, com os auditores, e com os conselheiros, para que o Tribunal de Contas dos Municípios possa prestar mais e melhores serviços aos municípios cearenses, e, portanto, ao Estado do Ceará”.

Para o presidente do TCM, Francisco Aguiar, com a posse do Conselheiro Domingos Filho “o tribunal recebe um reforço muito grande, pelo seu conhecimento, pela sua história - quer como político, quer como presidente da Assembleia Legislativa – mas, acima de tudo, como um municipalista, pessoa que conhece em profundidade os problemas dos municípios. Tenho certeza que sua presença aqui em muito engrandecerá o Tribunal”.
Domingos Filho é bacharel em direito, já atuou na advocacia pública e foi deputado estadual por 16 anos, tendo sido presidente da Assembleia Legislativa duas vezes.
Foto: Thiara Nogueira/TCM

terça-feira, 19 de agosto de 2014

DOMINGOS FILHO TOMA POSSE NO TCM

Domingos Filho tomou posse como conselheiro do TCM sem solenidade


                                          Domingos-Filho

O vice governador, Domingos Filho, foi nomeado, hoje (19), pelo governador Cid Gomes, conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios e já tomou posse, sem a presença de convidados e dos demais colegas.

Antes de tomar posse, Domingos Filho entregou sua carta de renúncia de vice governador ao Tribunal Regional Eleitoral.

Abaixo o ato de nomeação na íntegra.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições constitucionais e legais, com fundamento no Art.79, §1º e seus incisos e §2º, inciso I, e Art.88, XIII, da Constituição do Estado do Ceará, e tendo em vista o Decreto Legislativo nº515, de 12 de agosto de 2014, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, resolve NOMEAR o Senhor DOMINGOS GOMES DE AGUIAR FILHO para o cargo de CONSELHEIRO do Tribunal de Contas dos Municípios, ocupando a vaga aberta com a aposentadoria do Conselheiro Artur Silva Filho.

PALÁCIO DA ABOLIÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 19 de agosto de 2014.

Cid Ferreira Gomes
GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

DOMINGOS NETO INAUGURA COMITÊ ELEITORAL NESTA SEGUNDA-FEIRA

Domingos Neto inaugura comitê eleitoral nesta segunda-feira

Publicado em 18/08/2014 - 9:13 por | Comentar
Categorias: Política
 
O deputado federal Domingos Neto, que disputa reeleição à Câmara Federal, inaugura hoje, às 19 horas, o comitê eleitoral. Localizado na Avenida Barão de Studart, 694, o comitê abriga uma estrutura capaz de receber eventos com a militância e com os apoiadores, além de salas para os candidatos, Domingos Neto e Odilon Aguiar, com quem Domingos Neto faz dobrada na maioria dos municípios. A coordenação política da campanha, que em Fortaleza está com o ex-deputado Caminha, também estará atendendo no Comitê Eleitoral.

PARTIDO SOLIDARIEDADE TROCA CAMILO E MAURO POR EUNÍCIO E TASSO

Eleições 2014 – Partido Solidariedade troca Camilo e Mauro por Eunício e Tasso

solidaa
O Partido Solidariedade decidiu, nesta manhã de segunda-feira, que vai apoiar as candidaturas de Eunício Oliveira para o Governo e de Tasso Jereissati para o Senado.

O presidente regional da legenda, deputado federal Genecias Noronha, deve dar uma coletiva para falar sobre o assunto.

Genecias reuniu o Solidariedade em seu apartamento em Fortaleza, no Meireles. O Solidariedade andava dividido entre Eunício e Camilo Santana (PT/Pros)

(Foto – Facebook)

"GUERREIRO DO POVO BRASILEIRO"

Sob gritos de “guerreiro do povo brasileiro”, Campos é enterrado no Recife

Publicado em 17/08/2014 - 21:01 por | Comentar
Categorias: Política
927029-cortejo_velorio_campos-8162

Mais de cem horas após o acidente aéreo que resultou na morte de Eduardo Campos e de mais seis pessoas, o corpo do ex-governador de Pernambuco foi enterrado hoje à noite ao lado do avô, Miguel Arraes, no Cemitério de Santo Amaro, em uma sepultura simples, sem luxo, rodeada apenas de flores e placas de mármore com identificação. Fogos de artifício e gritos de “Eduardo, guerreiro do povo brasileiro” marcaram o encerramento da cerimônia.

Nas ruas, nos bancos, nas calçadas em cima dos jazigos – alguns seculares de mármore –, cada metro do Cemitério Santo Amaro foi disputado pelos admiradores do ex-governador na chegada do caixão com os restos mortais do político ao local. As vias próximas ao cemitério estavam cheias de ônibus com caravanas de várias cidades do estado. Segundo a Polícia Militar, 150 mil pessoas passaram pelo velório de Campos, na sede do governo de Pernambuco.

Desde a última quarta-feira, dia do acidente, o cemitério passou por reparos para abrigar o ex-governador. Ao longo do percurso feito pelo cortejo fúnebre, centenas de coroas de flores enfeitaram as calçadas e ajudavam a confortar a dor da família pela perda inesperada.

Multidão reza por Eduardo Campos

Milhares de pessoas participam  da missa campal para o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos. Ele morreu no último dia 13 em um acidente aéreo em Santos. A celebração, que começou às 10h30min, reúne autoridades como a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A missa, em frente ao Palácio Campo das Princesas, é celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido e outros 22 bispos nordestinos. O caixão foi coberto pelas bandeiras do Brasil e do PSB. O filho mais velho de Eduardo, João, de 20 anos, fez a primeira leitura no início da missa.

MARINA X DILMA

Dilma x Marina

Publicado em 18/08/2014 - 7:21 por | Comentar
Categorias: Política
dilma e marina
Com a candidatura de Marina Silva, serão mais delicadas as conversas do PT e do PSB. Os petistas tinham um diálogo mais fluente com Eduardo Campos. Agora, as pontes terão de ser reconstruídas.

Marina atribui à ação do Planalto e do PT a decisão do TSE que não permitiu o registro de seu partido, a Rede. Além disso, Marina e a presidente Dilma divergem desde que elas eram ministras do Meio Ambiente e de Minas e Energia. No Planalto, se comenta ainda que há também um drama emocional: as duas teriam ciúmes por causa do ex-presidente Lula.

Segundo relatos, Marina era a “queridinha” de Lula, mas Dilma atropelou com sua gestão na Casa Civil.

EMOÇÃO MARCA ENCONTRO MARINA E RENATA CAMPOS

Emoção marca encontro entre Marina e Renata Campos

Publicado em 18/08/2014 - 7:29 por | Comentar
Categorias: Política

Relatos de amigos que estiveram na casa da família Campos disseram que o encontro entre Marina Silva e a viúva Renata Campos, ocorrido na noite de sábado (16), foi “intenso e emocionante”. “Elas se abraçaram muito intensamente”, narrou o deputado Miro Teixeira (PROS-RJ).

Marina Silva era vice de Eduardo Campos na candidatura à presidência da República e deve ter seu nome apontado como cabeça da chapa no decorrer da semana.

Segundo as testemunhas, Marina chorou e a viúva se mostrou forte mais uma vez, e procurou consolar a companheira de chapa de seu marido. Marina  acompanhou a família na recepção dos restos mortais das vítimas da tragédia que ocorreu na última quarta-feira, em Santos (SP).

CANDIDATOS RETOMAM CAMPANHA


Candidatos retomam campanha

Publicado em 18/08/2014 - 7:34 por | Comentar
CAMILO-EUNICIO-ELIANE-OK
Os candidatos ao governo e ao senado retomam as campanhas com caminhadas e encontros após cinco dias de paralisação por causa da morte e dos funerais de Eduardo Campos.

No Ceará, os candidatos Eunício Oliveira e Eliane Novaes suspenderam todas as atividades. Camilo Santana cumpriu agenda.

DESPEDIDA APOTEÓTICA

Despedida apoteótica

Transformada este fim de semana na Meca da política brasileira, Recife reuniu milhares de pessoas para velório e enterro do ex-governador e presidenciável pelo PSB. Em meio a homenagens, velório ganhou ares de ato político
notícia 0 comentários
Compartilhar
Multidão, choro, diversas homenagens, maciça cobertura da mídia e frisson político marcaram ontem o velório e o enterro de Eduardo Campos - o ex-governador de Pernambuco que passa agora à condição de vulto nacional.

O corpo do presidenciável do PSB, morto na última quarta-feira, 13, em acidente aéreo no litoral paulista, foi enterrado no cemitério Santo Amaro, no Recife, sob aplausos, queima de fogos de artifício e gritos de “Eduardo, guerreiro do povo brasileiro”.

Os filhos de Campos colocaram flores sobre o caixão do pai. E também puxaram gritos de “Viva o Brasil!”. A multidão cantou o Hino Nacional e a música “Segura na Mão de Deus”.

O corpo do jornalista Carlos Percol também foi enterrado no cemitério Santo Amaro. O corpo do fotógrafo Alexandre Severo foi cremado no cemitério Morada da Paz, na cidade de Paulista, na região da Grande Recife.

De acordo com estimativa extra oficial do governo de Pernambuco, a cerimônia de despedida de Eduardo Campos contou com a participação de cerca de 160 mil pessoas desde as 2h. No entanto, a reportagem encontrou diversos espaços vazios na Praça da República, onde acontecia a missa.

As pessoas começaram a chegar ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco, já na manhã de sábado. Algumas caravanas vieram do interior.

Campos tinha 49 anos e estava em terceiro lugar na corrida presidencial. Tinha 8% das intenções de voto, de acordo com o Datafolha. Ex-ministro de Ciência e Tecnologia do governo Lula, era considerado um dos políticos mais promissores de sua geração.

Campos era casado com a economista e auditora licenciada do Tribunal de Contas de Pernambuco Renata Campos, com quem teve cinco filhos -Maria Eduarda, João Henrique, Pedro Henrique, José Henrique e Miguel, que nasceu no começo de 2014.
 
Ato político
A despedida ganhou ares de ato político com distribuição de bandeiras, jingles executados em carros de som, banners em postes, vaias e gritos de “Fora, Dilma!”, “Fora, PT!” e “Marina presidente!”

Nos últimos dias, a capital de Pernambuco transformou-se na Meca da política brasileira, atraindo incontáveis nomes públicos de todo o Brasil - inclusive do Ceará. (com agências de notícias)

Saiba mais

1. Pilotos e assessor
O corpo do piloto Marcos Martins, do copiloto Geraldo da Cunha e do assessor Pedro Valadares, que morreram na queda do avião usado por Eduardo Campos, também foram enterrados na tarde de ontem.

2. Medalhinhas
Cinco medalhinhas que podem ser do ex-governador foram encontradas em Santos no fim da tarde de sábado (16).
A descoberta foi feita por um pedreiro identificado apenas como Alex.

3. Poucas caravanas
A despeito da expectativa que muitas caravanas partiriam do interior para acompanhar o velório e enterro do ex-governador Eduardo Campos, poucos ônibus chegaram ontem para a homenagem.

EDUARDO CAMPOS: ERA BOM DEMAIS PARA SER VERDADE

Eduardo Campos: Era bom demais para ser verdade

Em artigo enviado ao Blog, o presidente da EMPETUR no primeiro ano do Governo Eduardo Campos, ex-secretário de Turismo do Ceará e ex-presidente da Fundação de Turismo Integrado do Nordeste, Allan Aguiar, destaca a carreira política de Eduardo Campos. Confira:

Excelente pai, esposo, filho, irmão, neto, sobrinho, etc. Família estruturada na união, no amor, no respeito e na disciplina. Simplicidade, alegria, tranquilidade, liderança, firmeza, conhecimentos, habilidades e, principalmente, atitudes. Bem sucedido, amigo e admirado. Sólidas crenças e valores. Tinha muito berço. Somente pessoas muito amadas alcança esse estágio. De fato, uma criatura de outro mundo.

Ele provou que uma pessoa que reúne essas características pode ser um Político e que, portanto, nem tudo está perdido por aqui. Um dos legados dele é servir de luz no fim do túnel com a certeza de que não se trata de um trem em direção contrária. Outro legado dele é que um político bom de voto pode ser melhor ainda de gestão. Eduardo sabia que após eleição vem gestão e que a longevidade de quem vive de voto é a aprovação e reconhecimento das pessoas de que não apenas suas vidas melhoraram, mas também que a figura do seu governante é confiável, consistente e madura.

Quem trabalhou com ele sabe do seu refinamento administrativo, foco, zelo, transparência, objetividade e excelente formação técnica.  Escolhia bem sua equipe e por isso tinha o Governo na mão e na cabeça, inclusive os números. Dava o exemplo sabendo que este arrasta e que palavras apenas sensibilizam.

Sabia que para reinventar Pernambuco e sua combalida economia precisaria do apoio do Governo Federal. Conseguiu tudo ou perto disso, ao ponto dos demais Estados do Nordeste reconhecerem, intramuros, que a locomotiva da região estava migrando da Bahia para Pernambuco. Seguiram-se os mais importantes investimentos públicos estruturadores, os quais despertaram a atenção do capital privado que tem, na nova fábrica da FIAT, seu melhor representante.  Pernambuco se divide em duas épocas modernas: AE e DE. Gostem dele, ou não.

Outra característica desse notável brasileiro era sua disposição de permitir e fomentar o aparecimento de novas lideranças. Gostava de lançar para o eleitorado, novos e promissores nomes. Profissionais de sua equipe que se destacavam em suas áreas de atuação eram premiados com a chance de serem testados no comando de estruturas públicas.

Carismático, se comunicava muito bem e com convicção. Tinha enorme facilidade de concatenar as idéias provenientes de seus ideais. Queria virar Presidente do Brasil para reproduzir em escala nacional a agenda implementada em Pernambuco. Recomendava aos brasileiros para que não desistissem do Brasil, já sabendo que até a classe média vem ousando planejar comprar imóveis em outros países.

Mas a vida segue e o Brasil continuará a existir sobre as tragédias. Uma vida toca e transforma muitas outras. Airton Senna também morreu muito jovem, mas conseguiu ser tricampeão. Caso Senna vivo fosse Michael Schumacher não teria sido campeão sete vezes.  Caso não morresse agora Eduardo Campos também daria muito trabalho as forças hoje dominantes. Mas isso é especulação.

A propósito, ele também era planejado, ousado e tinha inteligência, inclusive a emocional.