terça-feira, 22 de abril de 2014

NO BLOG DO GRANDE PROFESSOR TIM

Coluna do Professor Tim sobre Luciano do Valle e sua genial narração esportiva.

Não há palavras para definir Luciano do Valle: genial narrador esportivo dos esportes!
Está morto e enterrado Luciano do Valle, o maior locutor/narrador de todos os esportes. Narrava com genialidade qualquer esporte. Não apenas o futebol.
"Gooooooooooooolllll.Golaço de craque. Gol para ir embora. Genial. Craque dos craques"
Foi a narração de Luciano do Valle no golaço do craque e hoje comentarista da Rede Bandeirantes, Neto, durante jogo do Guarani de Campinas contra o Palmeiras.
"Olha o gol, olha o gol. Não há palavras para descrever o golaço do 'Galinho de Quintino".
Falou, narrando, golaço magistral de Zico contra a Iugoslávia, ao dribar toda a zaga e marcar para a seleção brasileira, numa partida amistosa em Goiânia, transmitida pela Band.
Se gol é o grande momento do futebol, ficaria maior ainda na voz potente da narração de Luciano do Valle, quando espetacularizou o gol fenomenal de Ronaldo Fenômeno contra o Santos, na final do Paulistão.
Narração com emoção e competência todo e qualquer esporte. Seja o basquete e as cestas geniais de Hortência e de Magic Paula, as vitórias de Émerson Fittipaldi na F-1 e na Fórmula I ndy, as sacadas das jornadas das estrelas do vôlei campeão mundial. 
Até mesmo a sinuca, esporte considerado um esporte marginal, se eternizou com Luciano do Valle. O Brasil inteiro consagrou Rui Chapéu, grande campeão da sinuca e popularizado por Valle.
Daí ser conhecido como o Luciano do  Vôlei, do Basquete, da Sinuca, da Fórmula Indy. Admirado por todos os atletas e desportistas dos mais diversos esportes.
Foi um narrador completo e de grandes inovações. Empresário esportivo de idéias geniais, como o de tranformar a Band no canal do esporte. 
Luciano  do Valle era uma entidade esportiva. Um marco na narração esportiva. Narrador e locutor esportivo que reunia as qualidades de todos os outros narradores esportivos, inclusive, superior em muito a Galvão Bueno, da Globo.
O vozeirão de Luciano do Valle eternizou grandes momentos dos maiores times e clubes do futebol brasileiros, exemplo maior do São Paulo.
Ausência da narração esportiva de Valle vai deixar um vazio muito grande. Não há substituto à altura. Não vai aparecer tão cedo outro igual ou superior a Valle.
Toda a crônica esportiva continua chorando muito a perda do seu maior narrador esportivo.
Vai para o Céu, Luciano:
Narrando do Céu o Hexa do Brasil!.
Enterro foi em Campinas...
Morto durante viagem de avião entre São Paulo-Uberlândia, onde iria narrar Corinthians versus Atlético Mineiro, na abertura do Brasileirão 2014, aos 66 anos, Luciano do Valle foi velado e enterrado no Cemitério Parque Flamboyant, em que compareceram a esposa Flávia e milhares de pessoas. Cemitério Flamboyant fica em Campinas, interior de São Paulo, que é a terra natal dele.
Milton Neves definiu Luciano...
Enquanto narrador esportivo espetacular, o jornalista e blogueiro Milton Neves, um dos mais conceituados do Brasil, definiu bem Luciano do Valle narrador esportivo. Como a síntese da voz de Geraldo José de Almeida, a emoção de Joseval Peixoto, os bordões de Sílvio Luiz e de Januário de Oliveira, a técnica magistral de Galvão Bueno.
Empregou boleiros na Band...
Chefe do departamento de jornalismo da Band, Luciano do Valle comprou uma briga feia com o corporativista Sindicato dos Jornalistas, quando resolveu empregar jogadores de futebol como comentaristas esportivos. Jogador Neto foi um deles.
Treinador master de craques...
Treinou na seleção de Masters, que ele fundou e organizou em transmissões espetaculares, os grandes craques do futebol brasileiro. Pelé e Rivelino foram dois deles.
A.L e D.L...
Antes de Luciano e depois de Luciano, a questão dos esportes amadores do Brasil, especialmente o Vôlei. Luciano, como empresário da Luck Esportes, trouxe para o Maracanãzinho , com narração da Band, o jogo do vôlei brasileiro. Assim fez também no basquete e nas lutas de boxe.
Mecenas do Maguila...
Foi graças a Luciano do Valle, principal patrocinador, que o pedreiro desempregado Adílson Rodrigues Maguila se tornou um boxeador famoso. Até levar aquele soco do Evander Hollyfield, que o Luciano chamou de espetacular.
Mestre do Marketing Esportivo...
Era um genial empresário das transmissões. Em cada esporte, por exemplo, fazia com que os públicos se identificassem com seus esportes. Rui Chapéu, por exemplo, ao vivo, na Band, usava seu boné de malandro.
50 anos de carreira...
Transformou-se no maior narrador esportivo do Brasil, tendo sido narrador da Rede Globo. Tinha voz espetacular e potente. Sabia narrar como ninguém na televisão, que não é fácil.
Túnel do tempo...
Que fim levou a Paula Vinhas, ex-mulher do Luciano do Valle?
É o novo!
Telespectador antigo da Globo lembrando que, em 1982, Luciano narrou chorando a derrota do Brasil para a Itália no estádio Sarriá, na Copa do Mundo da Espanha.
_______________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e especialista em narração esportiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário