quarta-feira, 17 de abril de 2013

BLOG DO PROFESSOR TIM

Coluna do Professor Tim sobre visto de Kapita em projeto de Gonçalo Diogo - Timtim por Timtim.

Vereador governista adia votação de projeto fiscal e tributário do governo Gonçalo Diogo na Câmara!!!
Mesmo sendo da base parlamentar da base do governo Gonçalo Diogo na Câmara de Nova Russas, o vereador Sebastião Gonçalves Rosa (Kapita) pediu visto do Projeto de Lei do Executivo de ordem tributária e fiscal. Projeto que trata dos mais diversos tributos e impostos em Nova Russas (IPTU, ITBI, taxas etc.), que deveria ser votado na sessão do último dia 15.
Vereador Kapita, assim, através do seu pedido de visto, aprovado por unanimidade do plenário evitou que tal projeto do prefeito Gonçalo fosse votado sem um debate mais amplo entre os vereadores e na própria sociedade. Permitindo que o referido seja mais debatido, inclusive, recebendo emendas dos parlamentares. Fazendo uma boa reforma tributária e fiscal em nosso município.
Mostrando que, mesmo tendo uma maioria na Câmara, a posição independente de Kapita demonstra que tal base governista não aceita tudo que venha da Prefeitura sem discussão e debate. Kapita mostrou bem isso.
Kapita aprovou projeto e requerimento...
Primeiro foi o projeto de lei 003/2013, nominando de Dona Alzira o Posto de Saúde do Alto da Boa Vista, importante unidade básica de saúde daquela comunidade. Segundo foi o requerimento 35/2013, requerendo a construção de uma passagem molhada sobre o Riacho Macaco, na localidade de Canafístula, bem próxima da CE-265.
Kapita, na sua justificativa, ao falar sobre a extrema necessidade da construção da referida passagem molhada, referiu-se a um fato, no mínimo, cômico. Disse que, um certo atrás, ajudou a desatolar um carro de um ex-prefeito de Nova Russas, que, prometeu construir a referida obra. Mesmo não dizendo o nome do ex-prefeito, alguns imaginam que se trata do Acácio.
Substituição de Emília na CCJ...
Citando o artigo 35 da Lei Orgânica, e até falando da parceria que vem mantendo com o Ministério Público na fiscalização da Câmara Municipal, a vereadora Karla Loyola (PC do B) pediu o afastamento da vereadora e atual presidente da Câmara, Emília Diogo, da função de relatora da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Já que, como relatora da CCJ e presidente da Câmara, poderia criar um conflito de interesse em favor de Emília.
Nova linguagem parlamentar?...
Se a pronúncia correta de edis é edis e de parâmetro continua sendo parâmetro, a vereadora Kátia Santos, na leitura que faz como secretária da Câmara, ao pronunciar édis ou parametros, pode ter criado uma nova linguagem parlamentar.
Porta voz do Sítio Novo...
Vereador Denílson leu abaixo-assinado da Associação dos Moradores de Sítio Novo, pedindo a instalação de postes naquela importante comunidade.
________________________________
Teixeira é lider da oposição, sim!, e não do governo Gonçalo...
Não passa de um boato furado a notícia de que o vereador Teixeira, principal líder de oposição ao governo Gonçalo Diogo, possa vir a ser líder do governo Gonçalo Diogo na Câmara. Pode até ter sido escolhido, ter sido convidado, mas não aceitou.
Teixeira, que é do PSC e fiel aliado do ex-prefeito Marcos Alberto, hoje principal e mais liderança na oposição a Gonçalo Diogo, jamais aceitaria ficar na liderança de tal governo.
Portanto, assim, não passa de uma grande mentira a notícia de que o vereador Teixeira ficaria como líder do atual governo. Teixeira, sim, continua como líder da oposição. Oposição responsável, mas na defesa do povo de Nova Russas.
Perguntar não ofende...
Quando os vereadores governistas Pedro Lyra (PPS) e Zé Roberto, PSD, vão fazer seus pronunciamentos na tribuna da Câmara?
Só lembrando...
Aterro sanitário e construção de galpão para resíduos sólidos do lixo pautaram a Sessão da Câmara.
Afiado e bem informado...
Quando o vereador Teixeira questionou se o Açude Canafístula era municipal ou estadual, Kapita respondeu na hora: municipal. E até disse o nome do prefeito que o construiu: José de Chagas Alves, o Zé Chagas.
Sala dos vereadores nominada...
Com nome e sobrenome de um dos maiores vereadores de sua história: Malaquias Cesário, avo do hoje vereador Teixeira.
Cadeiras cativas na Câmara...
Quase sempre os mesmos. Sempre presentes nas sessões: Neto Júnior, Andrezinho, Professor Adahil, Evandro Eulaia, Temóteo Alves, entre outros.
Túnel do tempo...
Que fim levou o ex-vereador Chico Preto, sempre presente às sessões da Câmara na época do processo de impeachment do ex-prefeito Marcos Alberto, e agora sempre ausente?
É o novo!
Novarussense das antigas lembrando que, em 1987, funcionando em frente à Igreja Matriz, a Câmara de Nova Russas, tinha muitos vereadores de Ararendá e de Ipaporanga: Mourãozinho, Socorro Mourão, Gonçalinho de Paula, Abdias Lopes etc.
________________________________
Colunista: Professor Tim é cientista político e assessor parlamentar do vereador Kapita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário