terça-feira, 15 de outubro de 2024

TSE ESTÁ DE OLHO NA "COTA DE GÊNERO"

 

Os primeiros números sobre o uso dos recursos do Fundo Eleitoral em 2024 mostram que um percentual das verbas caiu na conta de candidatos e candidatas laranjas: uma reportagem do Jornal O Estado de São Paulo mostra que, em todo o Brasil, 2.771 candidaturas receberam mais de R$ 1 mil do Fundão Eleitoral e do Fundo Partidário para cada um de seus votos. Cada uma dessas candidaturas recebeu menos de 100 votos.


Segundo os dados do TSE, o conjunto desses candidatos recebeu um montante de 54 milhões e 700 mil reais de verba pública, mas somou apenas 30 mil e 886 votos. Com base na divisão dos valores do fundo eleitoral pelo número de sufrágios, cada um desses votos custou 1 mil, 771 reais e 83 centavos.


O repórter Carlos Silva, em participação no Jornal Alerta Geral, destaca que, do total de 2.771 candidaturas, 2.087 eram mulheres. Nenhum dos candidatos ou candidatas conquistou mandato nas Câmaras de Vereadores.


A comprovação da existência de candidaturas laranjas gera punição aos partidos, aos candidatos e perda de mandatos de eleitos ou eleitas que foram beneficiados com os votos atribuídos aos postulantes a um mandato parlamentar que participam de eventual fraude.

Fonte: Ceará Agora

sábado, 12 de outubro de 2024

GIORDANNA MANO E JÚNIOR MANO MOSTRAM PRESTÍGIO

Presidente Lula Entrega 113 Ônibus Escolares aos Municípios
Cearenses: Nova Russas Entre os Beneficiados.                                     
Em um importante passo para melhorar a mobilidade escolar no Ceará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou 113 novos ônibus escolares através do programa federal Caminho da Escola. 

Esta ação visa garantir que alunos das áreas rurais tenham acesso mais fácil e seguro às instituições de ensino. 

Nova Russas, município que vem experimentando um crescimento
contínuo, foi um dos beneficiados com essa iniciativa.

A presença de Nova Russas na lista de contemplados não é por acaso. O deputado federal Júnior Mano, natural da região, mais uma vez demonstrou sua influência no cenário político, sendo peça fundamental na articulação para que o município recebesse um dos novos veículos. Conhecido pelo trabalho constante em prol de sua cidade natal, o deputado reafirma seu compromisso com o desenvolvimento da educação e da infraestrutura local.

Além de melhorar as condições de transporte para os alunos, essa entrega é um reflexo do empenho de Júnior Mano em trazer benefícios concretos para Nova Russas. O casal do progresso, como são conhecidos Júnior Mano e sua esposa, a prefeita Giordanna Mano, tem trabalhado em sintonia para garantir que o município siga em pleno crescimento, com melhorias em áreas como saúde, educação e infraestrutura.

Com o novo ônibus escolar, Nova Russas reforça seu compromisso com a educação de qualidade, possibilitando que mais crianças e jovens tenham acesso à escola com conforto e segurança. 

O Caminho da Escola, programa que visa renovar a frota de veículos escolares no país, é mais uma demonstração de que, com uma boa articulação política e o trabalho conjunto das lideranças, é possível alcançar avanços significativos.

Nova Russas segue avançando, reafirmando sua posição como um dos municípios que mais se desenvolvem no estado, graças à parceria entre as lideranças locais e o governo federal.

DILSON CUNHA

2ºTURNO EM FORTALEZA ENTRE ANDRÉ FERNANDES X EVANDRO LEITÃO

 

André x Evandro: como estão as definições de apoio para o 2º turno entre os vereadores de Fortaleza

Disputa no 2° turno tem mobilizado principalmente parlamentares ligados aos candidatos derrotados, José Sarto e Capitão Wagner

Escrito por Bruno Leite

André e Evandro
Legenda: Anúncios aconteceram no decorrer da semana seguinte ao primeiro turno.
Foto: Ismael Soares

Depois de uma semana de negociações entre lideranças partidárias e candidatos derrotados, os quadros de apoios de vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) aos candidatos do segundo turno das eleições, André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT), já começaram a apresentar seus devidos contornos. 

Relevante para a adesão de eleitores, o volume de apoios pode ser importante para ambos os lados em um eventual êxito nas urnas, tanto para a aprovação de matérias de interesse da gestão quanto para a garantia de uma governabilidade.

Veja também

Na campanha de Evandro Leitão

Os primeiros anúncios aconteceram do lado do postulante petista, que já na terça-feira (8) conseguiu agregar dois vereadores reeleitos do Psol à sua campanha. Em uma coletiva de imprensa, foram anunciados, além do prefeiturável derrotado Técio Nunes, os nomes de Adriana Gerônimo e Gabriel Aguiar. No mesmo dia, o vereador Adail Jr, do PDT, também declarou seu reforço.

No dia seguinte, quarta-feira (9), foi a vez do decano da Câmara Municipal, Carlos Mesquita (PDT), sinalizar sua ida para o palanque de Leitão. Ele esteve numa agenda de rua do postulante no bairro Álvaro Weyne, um dos seus redutos eleitorais. 

Na quinta-feira (10), foi a vez da vereadora eleita Carla do Acilon (DC) aparecer ao lado de Evandro e dos prefeitos de Aquiraz e Eusébio, Bruno Gonçalves (PRD) e Acilon Gonçalves (sem partido) para apoiar o PT na corrida pelo comando da Prefeitura de Fortaleza. 

Veja também

Iraguassú Filho (PDT), líder governista na Câmara, divulgou um vídeo nesta sexta-feira (11) apoiando Evandro. Na legenda, postada em seu Instagram, o político disse seguir o exemplo de Leonel Brizola, fundador do seu partido.

Outro anúncio feito nesta sexta foi o do Professor Enilson (Cidadania), que, por meio de uma foto publicada em seu perfil nas redes, decidiu se vincular ao Partido dos Trabalhadores. A decisão se contrapõe o que foi sinalizado pelo presidente do partido no Ceará, Alexandre Pereira, que apoia André Fernandes.

Pela manhã, numa agenda de campanha, o vereador eleito Luiz Paupina (Agir), esteve com petistas e aliados. “Declaro meu apoio a Evandro Leitão”, escreveu Paupina em um vídeo que registrou sua presença nas redes sociais. Colega de partido dele, o vereador com mandato Veríssimo Freitas (Agir) também seguiu o mesmo caminho, apoiando o PT.

A participação das figuras soma-se a de membros de partidos que formaram a coligação encabeçada pelo PT. Estão nessa lista os vereadores com mandato Adriana Almeida (PT), Bruno Mesquita (PSD), Consul do Povo (PSD), Dr. Vicente (PT), Estrela Barros (PSD), Eudes Bringel (PSD), Julio Brizzi (PT), Leo Couto (PSB), Ronaldo Martins (Republicanos), Ronivaldo Maia (PSD) e Tia Francisca (PSD). Danilo Lopes (PSD) e o recém-eleito Erich Douglas (PSD), apesar de estarem na coligação, não fizeram manifestações de apoio em redes sociais até esta sexta (11). 

Outros recém-eleitos, que irão estrear na próxima legislatura, também integram o conjunto de partidos coligados: Aglaylson (PT), Apollo Vicz (PSD), Bá (PSB), Benigno Junior (Republicanos), Irmão Léo (PP), Marcos Paulo (PP) e Mari Lacerda (PT).

Reforços de André Fernandes

André Fernandes, por sua vez, ganhou mais apoiadores parlamentares nesta sexta-feira (11), com a adesão de um bloco de vereadores do PDT, após o atual prefeito, José Sarto, terceiro colocado na disputa, declarar neutralidade e indicar liberação da base para se posicionar. Porta-voz da mensagem, o presidente da Câmara, Gardel Rolim, alegou que o projeto de Fernandes vai contra a “hegemonia do PT”.

Chegaram à campanha, além de Rolim, os vereadores pedetistas PPCell, Paulo Martins, Kátia Rodrigues, Lúcio Bruno e o licenciado Raimundo Filho. Além destes, que têm cadeira na atual legislatura, marcaram presença no momento do anúncio os eleitos Marcel Colares e Jânio Henrique. 

O vereador licenciado Renan Colares e Didi Mangueira, ambos do PDT, também apoiam André. O primeiro postou uma foto no Instagram e o segundo confirmou o apoio com o bloco liderado pelo presidente da Câmara, pelo que informou a Coordenadoria de Comunicação da Casa.

Veja também

O reforço para André também veio de figuras que orbitaram outra campanha derrotada, a de Capitão Wagner (União). Com isso, houve a adesão, também nesta sexta, do vereador Márcio Martins (União) e do vereador eleito Soldado Noelio (União).

Já no fim da tarde, o único integrante do PSDB reeleito, Jorge Pinheiro, postou um vídeo defendendo a campanha de Fernandes no segundo turno. Os tucanos eram representados pelo vice-presidente estadual da legenda, Élcio Batista, na chapa de Sarto — ele foi o vice. A vereadora Cláudia Gomes (PSDB), não reeleita, também declarou apoio.

Além deles, Wellington Sabóia (Podemos) fez o mesmo. Na publicação que anunciou adesão a André, ele surgiu ao lado de outro vereador, Germano He-Man (Mobiliza).

Os novos nomes irão marchar com os liberais com mandato na CMFor Inspetor Alberto (PL), Julierme Sena (PL) e Priscila Costa (PL). Além disso, vão se aliar à dupla de integrantes do PL que foram eleitos para a próxima legislatura: Bella Carmelo (PL) e Marcelo Mendes (PL).

A relação de partidários que apoiam ambos os lados ainda podem ser maior nas próximas horas, já que, até a noite desta sexta, uma quantidade considerável de parlamentares — eleitos e com mandato — não havia sinalizado quem apoiaria.

Veja lista de apoios até a noite da sexta-feira (11):

Apoios de André Fernandes:

Entre os atuais vereadores

  1. *Cláudia Gomes (PSDB)
  2. *Didi Mangueira (PDT)
  3. *Fábio Rubens (PDT)
  4. Gardel Rolim (PDT)
  5. Germano He-man (Mobiliza)
  6. Inspetor Alberto (PL)
  7. Jorge Pinheiro (PSDB)
  8. Julierme Sena (PL)
  9. Kátia Rodrigues (PDT)
  10. *Lúcio Bruno (PDT)
  11. Márcio Martins (União)
  12. Paulo Martins (PDT)
  13. PPCell (PDT)
  14. Priscila Costa (PL)
  15. *Veríssimo Freitas (AGIR)
  16. Wellington Sabóia (Podemos)

Apoios entre os vereadores recém-eleitos:

  1. Bella Carmelo (PL);
  2. Jânio Henrique (PDT);
  3. Marcelo Mendes (PL);
  4. Marcel Colares (PDT);
  5. Soldado Noélio (União).

Apoios a Evandro Leitão:

Entre os atuais vereadores

  1. Adail Júnior (PDT)
  2. Adriana Almeida (PT)
  3. Adriana Gerônimo (Psol)
  4. Bruno Mesquita (PSD)
  5. *Carlos Mesquita (PDT)
  6. *Cônsul do Povo (PSD)
  7. *Danilo Lopes (PSD) - está na coligação, mas não se manifestou
  8. *Dr. Vicente (PT)
  9. *Estrela Barros (PSD)
  10. Eudes Bringel (PSD)
  11. Gabriel Aguiar (Psol)
  12. *Iraguassu Filho (PDT)
  13. Júlio Brizzi (PT)
  14. Léo Couto (PSB)
  15. Professor Enilson (Cidadania)
  16. Ronaldo Martins (REP)
  17. *Ronivaldo Maia (PSD)
  18. *Tia Francisca (PSD)

Entre os vereadores novatos

  1. Aglaylson (PSD); 
  2. Apollo Vicz (PSD)
  3. Bá (PSB)
  4. Benigno Junior (Republicanos);
  5. Carla do Acilon (DC);
  6. Erich Douglas (PSD) - está na coligação, mas não se manifestou;
  7. Irmão Léo (Progressistas);
  8. Luiz Paupina (Agir);
  9. Marcos Paulo (Progressistas);
  10. Mari Lacerda (PT).

Não se posicionaram

Vereadores com mandato

  1. Ana do Aracapé (Avante)
  2. *Ana Paula (sem partido)
  3. *Dr. Elpídio (PDT)
  4. Emanuel Acrízio (Avante)
  5. *José Freire (PDT)
  6. Dr. Luciano Girão (PDT)
  7. *Marcelo Lemos (Avante)
  8. Michel Lins (PRD)
  9. Pedro Matos (Avante)

Novos vereadores

  1. Chiquinho dos Carneiros (PRD) — vereador eleito
  2. Professor Aguiar Toba (PRD) — vereador eleito

*Não retornam à Câmara em 2025.

PREFEITA GIORDANNA MANO TEM A MAIOR VITÓRIA DA HISTÓRIA DE NOVA RUSSAS

Eleições 2024: Giordanna Mano, do PRD, é eleita prefeita de Nova Russas no 1º turno

Giordanna Mano teve 83,53% dos votos dados a todos os candidatos. Em segundo lugar ficou Dr Pedro Ximenes, com 16,47%. Veja a lista de candidatos a vereador mais votados.Giordanna Mano | Aqui temos uma gestão que transforma sonho ...

Giordanna Mano, do PRD, foi eleita prefeita de Nova Russas (CE) para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Giordanna Mano teve 16.736 votos, 83,53% dos votos válidos.

  • Giordanna Mano (PRD): 16.736 votos, 83,53% dos votos válidos
  • Dr Pedro Ximenes (PT): 3.301 votos, 16,47% dos votos válidos

A eleição em Nova Russas teve 20.929 votos totais, o que inclui 237 votos brancos, 1,13% dos votos totais, e 655 votos nulos, 3,13%.

A abstenção foi de 3.833 eleitores, 15,48% do total de aptos a votar nas eleições 2024 na cidade.

Giordanna Mano, atual prefeita de Nova Russas tem 38 anos, advogada e empresária, casada com o deputado Federal Júnior Mano. Giordanna Mano

O vice-prefeito eleito em Nova Russas é Anderson Pedrosa, do PSB, que tem 43 anos.

Os dois fazem parte da coligação PRA FRENTE NOVA RUSSAS, formada pelos partidos PRD, PL, MDB, PP, PSB, MOBILIZA, PSDB, CIDADANIA e AVANTE.

A vitória nas eleições em Nova Russas mostra a grande liderança da prefeita Giordanna Mano, como também a grande força política do seu esposo Deputado Federal Júnior Mano obteve em todo o estado, principalmente na sua terra natal, Nova Russas.

Com uma maioria de 13.435 votos sobre o segundo colocado, Dr. Pedro Ximenes candidato do PT, foi a maior vitória política no Município, entrando para história pela gestão aprovada da prefeita Giordanna Mano e a grande liderança do deputado Júnior Mano.

ROBERTO CLÁUDIO ANUNCIA APOIO A ANDRÉ FERNANDES

 

Roberto Cláudio anuncia apoio a André Fernandes no 2º turno de Fortaleza

Posicionamento de ex-prefeito está alinhado com a escolha da maioria de vereadores do PDT

Roberto Cláudio
Legenda: Ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio anuncia apoio a André Fernandes em Fortaleza
Foto: Beto Martins Leme/SVM

O ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio irá apoiar André Fernandes (PL) no 2º turno da disputa eleitoral pela Prefeitura de Fortaleza. O anúncio foi feito neste sábado (11). Além de Fernandes, o candidato do PT, Evandro Leitão, disputa a segunda etapa da eleição municipal na capital cearense.

"Exatamente por um dos caminhos, no caso o PT do Ceará, ser a certeza de uma fórmula que já deu errado aqui em Fortaleza e que, atualmente, está destruindo nosso Estado, tomei a decisão pessoal de votar no outro caminho, de apoiar André Fernandes", disse o ex-prefeito em nota. 

Presidente do PDT Fortaleza, o posicionamento dele está alinhado ao da maioria da bancada de vereadores do PDT na Câmara Municipal de Fortaleza. Terceiro colocado na eleição de Fortaleza e forte aliado de Roberto Cláudio, o prefeito José Sarto (PDT) disse que irá permanecer neutro na disputa do 2º turno. 

Roberto Cláudio fez críticas a gestão petista em Fortaleza, comandada pela agora deputada federal Luizianne Lins entre 2005 e 2012, que afirmou ter sido marcada "pelo completo abandono administrativo da cidade, descaso com as políticas públicas mais essenciais para a população, mas principalmente com a politicagem que corroeu a credibilidade e as contas públicas da Prefeitura".

"Mas, ainda mais assustador que esse passado, é o modelo presente de poder implantado pelo PT aqui no Estado do Ceará. O nosso Estado vive a esse tempo o cenário de uma arrogante e soberba hegemonia política e administrativa, marcada pela perseguição e tentativa de destruição de reputação de instituições e pessoas que não se submetem a esse projeto".
Roberto Cláudio
Ex-prefeito de Fortaleza


NAUMI AMORIM GARANTINO SUA VITÓRIA NO 2º TURNO

 

Terceira colocada em Caucaia, Emília Pessoa anuncia apoio a Naumi Amorim

Candidata do PSDB ficou fora do 2º turno por oito votos


Emilia Pessoa e Naumi Amorim
Legenda: Emilia Pessoa anunciou apoio a Naumi Amorim no 2º turno das eleições em Caucaia
Foto: Divulgação

Terceira colocada na disputa pela Prefeitura de Caucaia, Emília Pessoa (PSDB) anunciou, neste sábado (11), apoio a Naumi Amorim (PSD) no 2º turno da eleição na cidade. 

"Só quero pedir a cada um de vocês que a gente saia anunciando pra toda a nossa Caucaia que nós não vamos dobrar nem para o trem. Onde o Naumi estiver, nós estaremos", reforçou a candidata. 

Veja também

O anúncio foi feito em evento realizado em restaurante localizado no bairro de Itambé em Caucaia e transmitido nas redes sociais. Naumi Amorim esteve ao lado de Emília Pessoa, que aproveitou o ato para entregar o plano de governo do PSDB para o candidato. 

Emília Pessoa ficou fora do 2º turno por uma diferença de oito votos para Waldemir Catanho (PT), que avançou para a segunda etapa da disputa eleitoral. 

Emília Pessoa fez críticas ao candidato do PT e ao atual prefeito de Caucaia, Vitor Valim (PSB). "Quem questionar alguma coisa, pergunte se ele quer o candidato do fica Vitor Valim, se quer o PT para destruir Caucaia", destacou. 

Veja também

Naumi Amorim agradeceu o apoio de Emília Pessoa. "Fico aqui emocionado, porque não é fácil enfrentar uma eleição. só de pensar em ser candidato, não é fácil", disse o candidato. Naumi reforçou que ele e Emília conversaram durante a pré-campanha e ressaltou a "humildade" da antiga adversária. 

"Não foi fácil para a Emília. Achei uma coisa muito bonita, porque ela foi consultar a base dela. (...) Quando decide sozinho, é provável dar errado. Eu quero falar com cada um de vocês para a gente se unir cada vez mais".