sábado, 29 de junho de 2013

EDUCAÇÃO DE NOVA RUSSAS FOGE A LÓGICA................


Que lógica se tem em mexer em time que está ganhando. Em Nova Russas como venho a muito expondo, o desenvolvimento do município está preso ao interesse privado, que de forma sorrateira e com falsa moral prioriza a sua barriga primeiro. Vivemos em um meio social, e portanto precisamos sempre uns dos outros para dar continuidade a nossa vida.
Em matéria publicada no último dia 22 de junho no Jornal O POVO, que tratava-se da divulgação do SPAECE - Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica, onde infelizmente colocou Nova Russas em penúltimo lugar em um ranking das melhores educações do estado. Pra se ter uma ideia, a educação de Nova Russas perdeu para cidades como Pires Ferreira e Varjota, dentre outras. Sem desmerecer aqui o trabalho das cidades citadas, mais só para mostrar pro meu leitor como Nova Russas se atrasou nos últimos dois anos.
O que me espanta mais ainda é Nova Russas recebera o Premio de Escola Nota 10 em 2009, quando era prefeito  Marcos Alberto. Ora mais como dizia a falsa moral de muitos: "Mais esse governo ai tem que sair pra Nova Russas se desenvolver". Pronto, tiraram um governo que tinha uma educação NOTA 10 e colocaram um que deixou Nova Russas como a penúltima pior educação do Estado do Ceará em 2012, QUAL A LÓGICA DISSO???
 
Esperamos ver no atual gestor empenho redobrado para levar Nova Russas novamente ao mesmo patamar da administração de 2009, pois não se admite mais assistir contradições como essas que contrariam sempre a lógica das coisas. MUDE, MAIS MUDE PRA MELHORAR...
 
Pensem nisso!!!

sexta-feira, 28 de junho de 2013

A EMENDA SAIU PIOR DO QUE O SONETO.................................................


Que sou a favor da reforma do prédio alugado onde está situado o Hospital José Gonçalves Rosa, isso já me manifestei, o que não significa que não iremos exercer nosso direito de cidadania em acompanharmos o trâmite e cobrarmos do prefeito lisura no processo. 
Ora Senhores(as) vejamos: No dia 25 do corrente ano, e atentem-se pras datas, publiquei aqui neste blog uma matéria relacionada a licitação da referida reforma que se encontrava em aberta no TCM - Portal da Transparência CLICK AQUI E LEIA A MATÉRIA DO DIA 25/06. Todavia hoje ao consultarmos a mesma licitação, verificamos que a mesma havia sido fechada, só que para minha surpresa, a mesma foi homologada no mesmo dia da minha matéria, ou seja, 25 de Junho. 
http://www.tcm.ce.gov.br/licitacoes/uploads/li_c7c19e38b853a21c3dabbd994b9d965d.pdf

Não sei se seria um erro grotesco de datas, mais um dia antes da HOMOLOGAÇÃO da licitação, no caso dia 24 de Junho, blogs e sites de Nova Russas, como seguem abaixo, anunciavam a referida reforma do prédio do Hospital Jose Gonçalves Rosa. SERIA INFORMAÇÃO PRIVILEGIADA  já que eles anunciaram a empresa que ganhou a licitação e o valor da obra. Ora Senhores(as) mas a obra,  não só pode iniciar com a HOMOLOGAÇÃO? Não é só após a HOMOLOGAÇÃO DA LICITAÇÃO que se emite a ordem de serviço???
Fonte da foto: Ceará Noticias


  http://www.cearanoticias.net.br/portal/2013/06/25/nova-russas-comeca-reforma-no-hospital/
 



Vejam que na minuta do contrato acima, na CLAUSULA QUARTA explicita que a EMPRESA terá um prazo de até 5(cinco) dias para o início da obra, isso após a ORDEM DE SERVIÇO, que seria emitida pela lei somente após a HOMOLOGAÇÃO. Veja abaixo a minuta do contrato da referida obra na integra: 




PEGUNTAMOS: E PODE, INICIAR UMA OBRA ANTES DA HOMOLOGAÇÃO DA LICITAÇÃO???

quinta-feira, 27 de junho de 2013

E EM NOVA RUSSAS O NEPOTISMO PODE ?

MP PEDE AFASTAMENTO DA PRESIDENTE 

DA CÂMARA DE BOA VIAGEM

O Ministério Público do Estado do Ceará ajuizou hoje (26) uma Ação Civil Pública (ACP) por ato de improbidade administrativa contra a vereadora e presidenta da Câmara Municipal de Boa Viagem, Maria Alzira Lima Vieira. A ação é de autoria do promotor de Justiça Rubem Machado, que solicita à Justiça o afastamento dela do cargo.

De acordo com a ação, a gestora é acusada de violar a moralidade e a legalidade, que são princípios da administração pública. Ela está envolvida em fraude que a elegeu como presidenta da Casa; é acusada de nepotismo, por ter empregado a própria filha como assessora jurídica da Prefeitura Municipal; e revogou o decreto legislativo que cassou o prefeito de Boa Viagem, Fernando Assef, apenas para o fim de evitar a cassação do diploma dele.

Fernando Assef havia sido condenado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) por improbidade pela reprovação das contas referentes ao exercício do ano 2000, durante seu primeiro mandato na Prefeitura.

A Câmara Municipal havia confirmado o julgamento do TCM, mas Maria Alzira Lima Vieira revogou o decreto em janeiro deste ano. Existe atualmente no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) um processo de cassação dele, que dependia do decreto.

Segundo o Ministério Público, Maria Alzira Lima Vieira também descumpriu a Lei Orgânica do Município, pois nomeou por conta própria os membros de comissões da Câmara, quando, na verdade, eles deveriam ter sido eleitos, e, além disso, ela chegou a participar de votação de matérias que haviam sido propostas por ela mesma.

O Ministério Público informa ainda que todos esses atos foram praticados pela vereadora dentro destes seis primeiros meses de mandato.
Fonte: Cearánews

PARABÉNS PRA VOCÊ......................

PARABÉNS PRA VOCÊ...

Muda de idade  hoje o amigo Hamilton Paiva, conterrâneo Novarussense, empresário bem sucedido, além de ser amigo de todas as horas. Amigo Hamilton, tenha sempre em mim uma pessoa amiga e solidária.
 
Parabéns, muitas felicidades e que o SENHOR derrame sempre sobre você bênçãos sem medidas...

MÁRIO ARAGÃO FALA DA FOLHA DE PAGAMENTO EM 70% DA RECEITA CORRENTE LÍQUIDA.......

AMIGO MARIO ARAGÃO COMENTA OS GASTOS DE MAIS DE 70% COM FOLHA DE PAGAMENTO EM NOVA RUSSAS...


A LRF é categórica com relação ao cumprimento do limite e deixa claro isso no Art. 23, onde diz que, o administrador público quando ultrapassar o limite estabelecido deverá eliminá-lo nos dois quadrimestres seguintes, podendo realizar em duas etapas sendo pelo menos um terço no primeiro quadrimestre.

Isto quer dizer que o gestor público deverá tomar medidas de redução de despesa com pessoal. Que poderá ser desde redução da remuneração dos cargos de confiança que poderá chegar a 20%, extinção de cargo e função ou redução dos valores atribuídos a eles e até o desligamento dos servidores efetivos.

Com relação à redução da remuneração dos cargos e funções a LRF permite o gestor público agir de duas maneiras. A primeira pode ser feita com a extinção de cargo e funções, desde que, declarado desnecessário a administração pública. E a segunda pela redução dos vencimentos a eles atribuídos. As duas formas atendem a redução da despesa com pessoal. Claro que nas duas hipóteses a administração deverá observar alguns parâmetros impostos pela legislação.

A precaução com a diminuição dos vencimentos atribuídos aos cargos comissionados e funções de confiança deverá respeitar às leis, que conforme explica (FERRAZ, 2001, p. 209), “a redução depende de lei que altere o vencimento correspondente ao cargo ou função, podendo, entretanto, conforme normatização interna do poder, órgão ou entidade haver delegação, em lei, para sua definição.” (FERRAZ, 2001) comenta ainda, que, o cargo ou função deve estar vago no momento da ação para que não caracterize irredutibilidade dos vencimentos, visto que, a irredutibilidade é garantia constitucional dos servidores. Caso não esteja, o administrador poderá exonerar ou afastar o servidor do cargo ou função e proceder com a medida redutora. Recontratando-o novamente neste novo cenário remunerativo. A ação de recontratar (FERRAZ, 2001, pag. 210) evidência em seu texto da seguinte forma, “retorná-lo, não afigura a providência atentatória ao princípio da irredutibilidade, já que, com o afastamento, ter-se-á dado cabo à relação jurídica anterior.”

Nesta mesma linha o Art. 23, § 2° da LRF diz que: “é facultada a redução da jornada de trabalho com adequação dos vencimentos à nova carga horária.” O gestor pode diminuir os gastos com pessoal utilizando está opção. Mas esta ação não tem aplicabilidade aos funcionários públicos estáveis implicando aqui o princípio da irredutibilidade dos vencimentos. Conforme (COSTA apud FERRAZ, 2001, pag. 211.) relata “... deduzir vencimentos dos servidores públicos como consequência de redução de jornada, pois sendo mensal o sistema retribuitório do trabalho do servidor público, não há se cogitar de redução de vencimento pela diminuição da jornada.” A única possibilidade de aplicabilidade desta ação aos servidores estáveis é na hipótese do pleno acordo por parte dos envolvidos e em caráter temporário. Já os servidores comissionados podem sofrer está sanção desde que observados as especificações aos casos anteriores expostos.

Outra medida que poderá ser tomada para reduzir a despesa com pessoal é a exoneração dos servidores não estáveis. Que consiste na exoneração de servidores que trabalham sem apreciação de concurso público e que ingressaram no serviço público antes de 05/10/2010.

Os servidores que estão cumprindo estágio probatório estão sujeitos ao desligamento do serviço público, como medida de redução de despesa. Conforme a Lei n° 8.112/90 o período do estágio probatório corresponde a três anos a contar do seu ingresso no serviço público. Caso haja o desligamento deste funcionário o mesmo será indenizado com um salário de remuneração por cada ano de serviço prestado para o ente e seu cargo será extinto, ficando administração impedida de criá-lo no prazo de quatro anos.

CRISE DE PARTIDOS NO CEARÁ AMEAÇA FUSÃO

Crise de partidos no Ceará ameaça fusão

Publicado em 27/06/2013 - 9:43 por  | Comentar
CategoriasPolítica
  
 Enviar para o Kindle
Para o Mobilização Democrática (MD), resultado da fusão entre o PPS e PMN, virar partido, falta apenas o registro oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A partir daí, a agremiação se firmará como a única janela aberta para receber os insatisfeitos de outras legendas. Entretanto, hoje, impasses criados sobre quem ficará com o comando do partido no Ceará e na Paraíba ameaçam implodir o arranjo nacional.
Na prática, um acordo firmado entre a direção das duas legendas previa que o PMN ficaria com a presidência do MD nesses dois estados e em outras nove unidades federativas. Entretanto, o PPS tenta reverter o combinado para não abrir mão de responder pelo comando da nova sigla no Ceará.
“Pelo que sei, a Presidência é minha”, afirma o presidente estadual do PPS, Alexandre Pereira, garantindo que o comando da legenda não deva cair no colo do presidente do PMN cearense, Reginaldo Moreira.

ZEZINHO ALBUQUERQUE ASSUME GOVERNO DO CEARÁ

Zezinho Albuquerque assume governo do Ceará

Publicado em 26/06/2013 - 18:30 por  | Comentar
CategoriasPolítica
  
 Enviar para o Kindle
O atual presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, assumiu, na tarde desta quarta-feira (26) o governo do Ceará. O governador Cid Gomes e o vice Domingos Filho se ausentaram do país. A solenidade de posse aconteceu no palácio da Abolição. Estiveram presentes o ex-ministro Ciro Gomes, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e deputados.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

NA PREFEITURA DE NOVA RUSSAS TEM LICITAÇÃO PARA QUASE TUDO. DEVEMOS ACOMPANHAR OS DADOS DA EDUCAÇÃO DE NOVA RUSSAS COM MUITA ATENÇÃO..............................

006/13-PP-FMEPrestação de serviços de assessoria junto à Secretaria de Educação de Nova Russas para prestar serviços nas ações de acompanhamento de receitas, sobre o censo escolar, no planejamento dos recursos do Fundo Municipal de Educação, no apoio na organização do sistema de transporte escolar e na avaliação para melhoria de ensino aprendizagem da Rede Básica Municipal de Ensino.

Veja que têm assessores ganhando muito bem, para fazer o quê?
Você sabe quem é ?
Você,  Professor está sendo valorizado, como deve ?
Está tendo condições de trabalho ?
O Transporte Escolar é satisfatório para seu aluno ?
Fonte: TCM -CE
10-06-2013
Fechada

A FOLHA DE PAGAMENTO DE NOVA RUSSAS EM 69,51% NÃO SUPORTA MAIS UMA .............................................

001/13-PP-SJTDLocação de veículos para ficar a disposição da Secretaria da Juventude, Turismo e Desporto deste Município.03-07-2013
Aberta
Essa licitação é só para agradar o secretario da Juventude o Sr. REGINALDO SILVA, olhe lá, se o carro não for o dele.
Fonte: TCM-CE

O GOVERNO ELEVA GASTO COM MAQUIAGEM E PENTEADO PARA FALAS DE DILMA NA TV........................


PUBLICIDADE
 
FERNANDA ODILLA
FILIPE COUTINHO
DE BRASÍLIA
A vaidade tem seu preço. E cada vez mais alto, por sinal, mostra a evolução dos gastos para arrumar o cabelo e maquiar a presidente Dilma Rousseff para suas aparições em rede nacional de TV.
Na sexta-feira passada, quando falou sobre as manifestações pelo país, Dilma Rousseff fez seu 14º pronunciamento desse tipo. Via Lei de Acesso à Informação, a Folha obteve os orçamentos detalhados de 12 deles.
Nos nove primeiros, preparar o visual presidencial custou R$ 400. Nos três de dezembro de 2012 a março deste ano, o governo pagou, em cada vez, R$ 3.125 -681% mais, variação de fazer corar o tomate, vilão da inflação.
Até no salão de Celso Kamura, cabeleireiro que repaginou o visual de Dilma para a campanha presidencial de 2010 e que tem entre suas clientes celebridades como a apresentadora Angélica, o serviço é mais em conta. Lá, o penteado sai por R$ 330 e a maquiagem custa R$ 350, informam as atendentes do salão. Ao todo, R$ 680.

Dilma Rousseff

 Ver em tamanho maior »
Andre Borges - 25.jun.13/Folhapress
AnteriorPróxima
Presidente Dilma Rousseff participa de reunião com o presidente do STF, Joaquim Barbosa
Em Brasília, os salões mais famosos cobram pouco mais de R$ 160 pela maquiagem e na faixa de R$ 210 para arrumar o cabelo.
A Presidência explica o porquê dos gastos em alta. Em ofício, afirmou que a produção de "uma autoridade do sexo feminino" é diferente e autorizou o ajuste nos custos porque uma mulher precisa de um profissional específico e não um maquiador padrão, como era o caso do ex-presidente Lula.
As agências Propeg e Leo Burnett, responsáveis pela contratação das produtoras para as gravações, não responderam especificamente sobre a variação dos custos com a maquiagem e o cabelo de Dilma.
A Presidência informou que os valores totais dos pronunciamentos foram reajustados em 2012 porque não eram corrigidos desde 2008. Não esclareceu, contudo, por que o valor com o visual presidencial subiu tanto.

fonte: Folha de S.Paulo

PEC 37 É REJEITADA NA CÂMARA

PEC 37 é rejeitada na câmara



A pressão das manifestações populares das últimas semanas, em todo o país, resultou, nesta terça-feira (25), na derrubada da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, que limitava os poderes de investigação do Ministério Público. Aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e na comissão especial que analisou o mérito, a proposta foi rejeitada por 430 votos a favor, 9 contrários e 2 abstenções. Com a rejeição, a PEC vai ao arquivo.

Logo após a rejeição da PEC, as centenas de pessoas que acompanharam a sessão das galerias da Câmara, cantaram um trecho do Hino Nacional. Os manifestantes, em sua maioria representantes do Ministério Público e agentes da Polícia Federal, aplaudiram todos os encaminhamentos favoráveis à rejeição da proposta.

A derrubada da PEC 37 era uma das principais bandeiras dos movimentos populares que têm tomado às ruas de várias cidades brasileiras e do exterior. Por definir que o poder de investigação criminal seria restrito às policias Federal e Civil, a proposta foi considerada como “PEC da impunidade”.

Por duas vezes, o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), apelou para que a rejeição fosse unânime a fim de que a Casa ficasse em sintonia com o clamor das ruas. Autor da PEC, o deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA) foi o único a defender a aprovação da proposta. Segundo ele, “um erro de percurso”, em referência às manifestações, fez com que a PEC fosse considerada “nefasta”.


(Fonte: Agência Brasil)

PASSE LIVRE PARA ESTUDANTES...........................................


Renan Calheiros diz que vai propor 



passe livre para todos os estudantes




Senador defendeu uso de recursos dos royalties do petróleo para financiar.
Ele destacou que hoje estudante é dos poucos quem pagam pelo serviço.

Felipe Néri e Renan RamalhoDo G1, em Brasília
823 comentários
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta terça-feira (25) que irá apresentar uma proposta para implantar o passe livre para todos os estudantes do país. Os recursos para pagar pela tarifa zero viria, segundo ele, dos recursos obtidos com o pagamento de royalties do petróleo, cuja arrecadação o governo pretende aplicar na educação.
Na sessão, ao dizer que o país "reclama uma nova agenda", Renan Calheiros também apresentou uma série de propostas que pretende votar, segundo ele, em até 15 dias (leia abaixo).
A proposta pelo passe libre estudantil foi anunciada na abertura da sessão desta terça, em que o senador comentou sobre as manifestações que tomaram as ruas do país nas últimas semanas, deflagradas pelo Movimento Passe Livre em São Paulo, que defende a gratuidade no transporte público para todos os passageiros.
O presidente do Senado esclareceu que o transporte público do país é pago por poucas pessoas, já que policiais, idosos, portadores de deficiência já tem passe livre e os trabalhadores recebem subdsídio trabalhista da empresa para pagar pelo transporte.
"Quem paga efetivamente do bolso, pessoa física, é o estudante. Então nada mais justo de que no momento em que nós regulamentamos a partilha de royalties, no momento em que colocamos os royalties todos para financiaar a educação, que nós possamos conceder o passe livre para o estudante brasileiro regularmente matriculado e com a frequência comprovada nas escolas", disse.
O senador também disse que quer acelear a votação, com regime de urgência, do Plano Nacional de Educação, que destina 10% do PIB para a área.
Pactos
As outras propostas apresentadas por Renan incluem o que chamou de Pacto pela Segurança e Pacto Federativo, de modo adicional aos cinco pactos propostos pela presidente Dilma Rousseff nesta segunda (responsabilidade fiscal, reforma política, transporte, saúde e educação).
No primeiro pacto, o senador disse que pretende aprovar dois projetos: o primeiro vincula receitas líquidas da União, Estados e Municípios para a segurança pública, por um período de cinco anos. O segundo, cria um Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, que aumenta a pena de traficantes e incentiva a ressocialização e tratamento de dependentes.
Dentro da área de segurança, ele incluiu a pretensão de votar proposta que agrava os crimes cometidos contra a vida, como homicídios e projeto que extingue o auxílio reclusão, pago a famílias de detentos. Ele disse também que iria colocar em regime de urgência o projeto que fixa a corrupção como crime hediondo, defendido nesta terça pela presidente Dilma Rousseff.
No Pacto Federativo, que trata da divisão de recursos públicos entre União, Estados e municípios, Renan Calheiros disse que quer "avançar concretamente na mudança do indexador das dívidas estaduais, na rediscussão do ICMS, dos royalties e da partilha dos impostos do comércio eletrônico".

Saúde
Na área da saúde, Renan Calheiros disse que pretende colocar em votação projeto, já em tramitação no Senado, que destina 10% do PIB para a área.
Outra ideia apresentada pelo senador é elaborar Proposta de Emenda à Constituição que crie a carreira de Estado para médicos. A ideia é obrigar médicos formados em universidades públicas a prestar serviço obrigatório por determinado período no Sistema Único de Saúde (SUS).
"Por que não poderemos obrigar os médicos brasileiros essa responsabilidade civil para atender no Sistema Único de Saúde? A nova ordem é também de comedimento, economia de tempo com o meio ambiente e, principalmente, com recursos públicos", afirmou.

Plebiscito, reformas poítica e administrativa
Em sua fala, o presidente do Senado disse concordar com a proposta feita por Dilma Rousseff para convocar plebiscito para autorizar uma reforma política no país, inclusive por meio da formação de uma Assembleia Constituinte a partir de iniciativa da presidente da República.
"Sou um adepto, como todos sabem, das consultas mais assíduas à população, notadamente nos temas mais controversos. Há uma necessidade de ampliarmos, como todos sabem, os mecanismos da democracia direta e da democracia participativa", afirmou.
"A Presidente deu a direção e é importante, muito importante que ela persevere, concretize a sua proposta, mande a sua proposta para o Congresso Nacional", completou.

Renan Calheiros também defendeu mudanças na administração pública. Defendeu, por exemplo, dar urgência para PEC que estende a exigência da ficha limpa aos servidores públicos; punição mais mais rigorosa para  juízes e membros do Ministério Público condenados em crimes, que hoje podem ser punidos, em âmbito administrativo, apenas com aposentadoria.

Além disso, o senador defendeu a redução do número de ministérios do Executivo federal, "para que os recursos economizados sejam redirecionados para a educação, saúde, transporte e segurança pública".
Segundo ele, o Congresso dará as respostas à sociedade e ajudará a implementar os pactos anunciados pela presidente. “Talvez não haja tido tempo [para Dilma] de consultar o Congresso Nacional, mas vamos mesmo assim cooperar e nos comportaremos como facilitadores da mudança”, declarou.
No discurso, Renan Calheiros também convidou a oposição para participar com “conciliação” na discussão dos temas. “Elaboramos agenda que será encaminhada para reunião com a presidente da República daqui a pouco, uma vez que pacto exige conciliação, inclusive com a oposição”, disse.